Durante a estação seca, os ipês são os protagonistas da paisagem no Distrito Federal, e no final dessa temporada, o ipê branco começa a florescer. Essa árvore, que simboliza a renovação do Cerrado, pode ser vista em vários locais da capital, chamando a atenção tanto de moradores quanto de visitantes. A floração ocorre no final do período seco, quando a falta de água estimula a abertura das flores.
Esse momento representa a mudança da paisagem de Brasília, que vai das cores vibrantes do ipê para o período das chuvas. As árvores acumulam energia para produzir uma floração densa e clara. Marcus Vinicius Ferreira, biólogo e professor do Centro Universitário UNICEPLAC, explica que essa é uma estratégia de sobrevivência da planta.
Segundo Marcus, a planta perde todas as suas folhas para evitar a perda de água pela transpiração durante a seca. Com os galhos limpos, as flores ficam expostas e atraem abelhas e mamangavas para a polinização. “É como se a planta dissesse que essa é sua última chance de se reproduzir”, explica o biólogo.
O clima quente e seco do Planalto Central influencia o momento e a intensidade da floração dos ipês. Altas temperaturas aceleram o ciclo da planta, fazendo com que as flores desabrochem antes do esperado. Ferreira destaca que o calor intenso faz com que as flores produzam mais néctar, atraindo mais polinizadores. “O estresse hídrico indica para a planta que é hora de se reproduzir antes do fim da estação seca”, afirma.
A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) monitora a floração, que acontece em uma sequência normal: primeiro os ipês roxos, depois os amarelos e rosa, e por último o branco.
Apesar de não ter uma equipe especializada em botânica para mapear essas árvores, a Novacap reconhece a importância dos ipês na arborização planejada da capital. “Todos os ipês florescem durante a seca, que geralmente vai de junho a setembro”, explica a companhia.
Desde o início do programa de Arborização no Distrito Federal, em 2016, a Novacap já plantou 120.879 mudas de ipês de várias cores. Entre 2023 e o começo de 2025, foram plantadas 7.663 mudas de ipê branco (Tabebuia roseo-alba).
Quando as pétalas caem rapidamente, formam tapetes brancos sobre calçadas e gramados, criando um cenário que atrai fotógrafos e moradores interessados em registrar o contraste entre a natureza e a vida na cidade. Com o fim da floração dos ipês, Brasília aguarda as primeiras chuvas, enquanto a natureza do Planalto Central segue seu ciclo de renovação.
