21.5 C
Brasília
sábado, 23/11/2024
--Publicidade--

Inteligência Artificial ameaça 32.000 empregos em agências de publicidade até 2030, prevê Forrester

Brasília
nuvens quebradas
21.5 ° C
22.6 °
21.5 °
88 %
1kmh
75 %
sáb
25 °
dom
24 °
seg
22 °
ter
23 °
qua
25 °

Em Brasília

Pesquisa sobre o mercado do EUA mostra que a tecnologia impactará predominantemente funções administrativas, de vendas e de pesquisa de mercado

Working in metaverse 3d rending (XH4D/Getty Images)

No momento em que muitas empresas tentam entender o impacto da inteligência artificial (IA), por meio de ferramentas como o ChatGPT, em seus negócios, a consultoria Forrester se lançou em entender quando isso já poderá ser sentido de forma mais expressiva em relação ao mercado publicitário.

Em pesquisa feita nos EUA, os dados mostram que a IA têm potencial para substituir cerca de 32.000 empregos na força de trabalho das agências nos Estados Unidos até 2030.

Essa previsão representa uma redução de 7,5% na base total de empregados do setor.

A Forrester alerta que quase um terço dos postos de trabalho em agências de publicidade pode estar em risco devido à automação até o final desta década.

No entanto, a empresa ressalta que nem todas as vagas ameaçadas necessariamente serão ocupadas definitivamente por tecnologia.

Humano vs. robô

A automação apresenta um risco maior para os empregos que envolvem funções físicas ou orientadas a processos, pois essas atividades seguem um conjunto definido de instruções, que podem ser facilmente replicadas por máquinas.

Segundo a Forrester, esses tipos de funções incluem as administrativas, que representariam 28% das perdas de emprego, bem como posições em vendas (22%) e pesquisa de mercado (18%).

--Publicidade--

Veja Também

- Publicidade -