Pesquisa sobre o mercado do EUA mostra que a tecnologia impactará predominantemente funções administrativas, de vendas e de pesquisa de mercado
No momento em que muitas empresas tentam entender o impacto da inteligência artificial (IA), por meio de ferramentas como o ChatGPT, em seus negócios, a consultoria Forrester se lançou em entender quando isso já poderá ser sentido de forma mais expressiva em relação ao mercado publicitário.
Em pesquisa feita nos EUA, os dados mostram que a IA têm potencial para substituir cerca de 32.000 empregos na força de trabalho das agências nos Estados Unidos até 2030.
Essa previsão representa uma redução de 7,5% na base total de empregados do setor.
A Forrester alerta que quase um terço dos postos de trabalho em agências de publicidade pode estar em risco devido à automação até o final desta década.
No entanto, a empresa ressalta que nem todas as vagas ameaçadas necessariamente serão ocupadas definitivamente por tecnologia.
Humano vs. robô
A automação apresenta um risco maior para os empregos que envolvem funções físicas ou orientadas a processos, pois essas atividades seguem um conjunto definido de instruções, que podem ser facilmente replicadas por máquinas.
Segundo a Forrester, esses tipos de funções incluem as administrativas, que representariam 28% das perdas de emprego, bem como posições em vendas (22%) e pesquisa de mercado (18%).