O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou o alerta máximo de chuvas intensas para 191 cidades brasileiras até as 23h59 desta quinta-feira (4/12). O aviso abrange áreas dos estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo.
O alerta foi classificado como de alto risco, indicando possibilidade de chuva acima de 60 milímetros por hora ou mais de 100 milímetros em um dia.
De acordo com o Inmet, há grande chance de ocorrências graves, como alagamentos extensos, transbordamento de rios e deslizamentos em áreas urbanas vulneráveis.
O aviso cobre regiões do Vale do Rio Doce, centro e noroeste do Espírito Santo, Jequitinhonha, litoral norte do Espírito Santo, Vale do Mucuri, sul da Bahia, zona da mata, região metropolitana de Belo Horizonte e sul do Espírito Santo.
O instituto orienta os moradores das áreas afetadas a tomar precauções, tais como desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, observar mudanças nas encostas e permanecer em locais protegidos.
Em caso de inundações ou situações similares, recomenda-se proteger pertences pessoais com sacos plásticos para evitar danos pela água.
Para informações e suporte, a população deve contatar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
O alerta vermelho do Inmet indica a previsão de eventos meteorológicos de intensidade excepcional, com alta probabilidade de causar danos severos e acidentes que colocam em sério risco a segurança e a vida das pessoas.

