A imagem peregrina de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, foi levada ao Trem do Corcovado e ao Santuário Cristo Redentor, localizado no bairro do Cosme Velho, na zona sul da cidade, nesta sexta-feira (16).
Esta visita faz parte das celebrações da Trezena de São Sebastião de 2026, que tem como tema ‘São Sebastião, Missionário de Comunhão e Unidade’, em homenagem ao Ano Jubilar Arquidiocesano. A trezena começou no dia 7 e terminará no dia 19 deste mês.
A cerimônia foi conduzida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, que destacou a relevância de São Sebastião para os moradores da cidade, incentivando a prática da oração, a esperança e a alegria, mesmo diante dos desafios e da história do Rio.
Cardeal Orani João Tempesta comentou: “São Sebastião traz a oração, ajuda a manter a esperança e a alegria para que possamos viver bem nesta cidade, com toda a sua beleza, sua história e seus desafios.”
O Dia de São Sebastião será celebrado na próxima terça-feira (20), data que é feriado no Rio de Janeiro. As comemorações incluem uma Missa Solene no Santuário Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, na Tijuca, às 10h. Mais tarde, a partir das 16h, haverá uma procissão saindo do santuário até a Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro da cidade, seguida pela apresentação do Auto de São Sebastião 2026 na Avenida Chile, e uma segunda missa solene.
*Informações fornecidas pela Agência Brasil
