Ação da Americanas lidera ponta positiva do índice, após resultado do terceiro trimestre; Magazine Luiza desaba 10%
O Ibovespa cai 0,10%, a 107.485 pontos, às 10h50 desta sexta-feira, 12. O movimento ocorre na direção contrária à das bolsas internacionais, que apresentam tom levemente positivo, embaladas por resultados corporativos. Em Wall Street, os principais índices de ações avançam cerca de 0,30% no mercado de futuros, sinalizando uma abertura em alta.
Nesta manhã, economistas brasileiros avaliam os números do setor de serviços, divulgados pelo IBGE. Referente ao mês de setembro, os dados apontaram para uma contração mensal de 0,6% do setor ante expectativa de crescimento de 0,5%. Na comparação anual, a alta foi de 11,4%, abaixo do expansão esperada de 13,5%. A divulgação ocorre um dia após a publicação das vendas do varejo de setembro, que também frustraram o mercado.
“Com o número de hoje temos os dados fechados do terceiro trimestre das principais pesquisas do IBGE e é seguro dizer que a economia parou no trimestre encerrado em setembro”, afirma em nota André Perfeito, economista-chefe da Necton. Segundo ele, os números negativo da atividade econômica devem desencorajar o Banco Central a endurecer ainda mais seu ciclo de alta de juros.
“O Brasil está sem nenhum polo dinâmico no momento e com a renda em queda por conta da inflação e do elevado desemprego o prognóstico se mantém de desaceleração. Neste sentido a alta de juros se mostra inócua uma vez que a inflação não se trata de demanda aquecida, pelo contrário”, acrescenta.
Na bolsa, a agenda de resultados segue fazendo preço, com os papéis das Americanas (AMER3) liderando as altas desta manhã, subindo mais de 8%, e os da Magazine Luiza (MGLU3) liderando as perdas, em queda de 10%. Ambas as varejistas divulgaram balanços do terceiro trimestre na última noite.
No período, a Magazine Luiza teve 90% de queda de lucro na comparação anual, já a Americanas multiplicou seu lucro, que era de 36 milhões no terceiro trimestre de 2020, para 240,6 milhões de reais.
Ainda entre as maiores perdas do Ibovespa estão as ações da Natura (NTCO3), que cai cerca de 10%, após o resultado trimestral, divulgado na última noite, ter saído abaixo das expectativas. Na véspera, a empresa informou em fato relevante que estuda migrar sua listagem primária para a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), deixando no Brasil apenas seus BDRs.