18 C
Brasília
segunda-feira, 27/07/2026

Ibovespa cai devido a preocupações globais mesmo com alta do petróleo

Brasília
chuva fraca
18 ° C
18 °
18 °
57 %
2kmh
0 %
seg
29 °
ter
30 °
qua
31 °
qui
31 °
sex
29 °

Em Brasília

O Ibovespa terminou o dia em baixa nesta quinta-feira, influenciado pelo medo que tomou conta dos mercados mundiais, mesmo com o aumento do preço do petróleo. As ações de bancos e setores que dependem da economia sofreram mais do que as de empresas como Petrobras e Vale.

O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou punir grupos do Iêmen e atacar o Irã, o que aumentou o temor de interrupção no transporte de petróleo no Golfo Pérsico, o que fez o preço do petróleo Brent ultrapassar os US$ 100 por barril, em sua quinta alta seguida.

Jonas Goltermann, economista-chefe da Capital Economics, explica que a alta dos preços de energia está começando a afetar os mercados financeiros em geral, além do setor de títulos. Segundo ele, os bancos centrais estão cautelosos, mas o conflito entre EUA e Irã pode aumentar a instabilidade nos mercados.

Em meio a esse cenário, o Ibovespa teve um desempenho relativamente melhor que outras bolsas, devido à grande participação de empresas de commodities. No entanto, as bolsas globais fecharam em queda significativa, influenciadas também por resultados financeiros negativos da empresa Alphabet.

Além do petróleo, os receios com inflação global cresceram, aumentando as expectativas de aumento da taxa de juros pelo Federal Reserve, que já ultrapassam 80% segundo o CME Group.

No Brasil, as taxas de juros locais subiram, especialmente no médio prazo, afetando ações de setores como varejo e construção, que caíram bastante. Empresas como Hapvida, Totvs, Assaí e MRV lideraram as quedas no Ibovespa.

Por outro lado, empresas exportadoras e ligadas ao petróleo se valorizaram, como Vibra, Petrobras, Braskem, Prio e Brava, beneficiadas pelo dólar alto e preço do petróleo. Vale também ajudou a segurar as perdas do índice, reagindo aos dados operacionais recentes e ao avanço do minério de ferro.

Marcel Lima, da Valor Investimentos, acredita que a queda do Ibovespa pode ser um efeito temporário, que deve diminuir à medida que o mercado encontre soluções para a oferta de petróleo. Ele destaca que o mercado é dinâmico, podendo haver rotas alternativas para o transporte de petróleo.

O índice fechou a sessão em 176.723,62 pontos, com queda de 0,46%. Durante o dia, oscilou entre 176.293 e 177.896 pontos, com volume financeiro de R$ 21,15 bilhões. No mês, o Ibovespa acumula alta de 2,73% e, no ano, sobe 9,68%.

Veja Também