Policiais civis da 12ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Centro) prenderam um homem suspeito de liderar uma rede interestadual de fraudes para roubo de equipamentos médicos de alto valor.
De acordo com as investigações, o suspeito mirava clínicas de cardiologia, marcando consultas e exames específicos com o intuito de subtrair dispositivos portáteis, como o Monitor Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa) e o Holter (imagem em destaque).
Esses aparelhos são utilizados para monitorar a frequência cardíaca por 24 horas, permitindo que os pacientes os levem para casa, desde que retornem no dia seguinte para devolução.
Entretanto, o suspeito não devolvia os equipamentos no prazo combinado e falsificava dados para assinar os termos de responsabilidade, dificultando sua localização. Cada aparelho furtado tem valor estimado entre R$ 18 mil e R$ 23 mil.
As ações criminosas começaram no Distrito Federal e se espalharam para mais cinco estados: Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Pará e Tocantins.
O homem foi localizado no Pará, onde a Polícia Civil cumpriu o mandado de prisão preventiva. Foram apreendidos celulares e o passaporte do investigado.
Segundo a PCDF, o suspeito está detido na carceragem da corporação, à disposição da Justiça.
As apurações continuam para recuperar os equipamentos roubados e identificar possíveis envolvidos na comercialização ilegal dos aparelhos.
