O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) está sempre dedicado a proteger a saúde dos pacientes, promovendo ações educativas e acompanhando os setores de atendimento. O Núcleo de Segurança do Paciente organiza treinamentos regulares para fortalecer as boas práticas do hospital, conforme destaca a gerente de Qualidade e Segurança do Paciente, Laise Moreira.
Em março, o HCB inovou ao criar o PitStop da Segurança do Paciente, uma atividade divertida que durou uma semana. Um carrinho com jogos, como tabuleiro e campo minado, circulou pelas áreas do hospital, permitindo que os profissionais revisassem temas importantes, como a higienização das mãos, identificação correta dos pacientes e administração segura de medicamentos.
Esta ação, liderada pelo Núcleo de Segurança do Paciente, envolveu toda a equipe que cuida das crianças. As atividades foram realizadas de forma rápida para não atrapalhar os atendimentos, e ajudaram a criar uma competição saudável, onde os times trabalharam juntos.
Segundo a enfermeira Karen Costa, que trabalha no transplante de medula óssea, esse tipo de treinamento é muito útil para os profissionais, pois é uma maneira mais leve e agradável de aprender. Ela destaca ainda a importância de revisar conhecimentos de outras áreas para oferecer um cuidado mais completo.
Laise Moreira ressalta que estimular o aprendizado sobre temas não rotineiros é fundamental, já que os profissionais se movem entre diferentes setores e equipes durante o tratamento dos pacientes. Isso inclui etapas importantes do protocolo de cirurgia segura, realizadas em unidades de internação, UTI e ambulatório.
Embora o PitStop tenha sido uma ação pontual, o HCB continua promovendo treinamentos presenciais e à distância para garantir o cumprimento de todas as metas de segurança, alcançando também quem não participou dessa atividade lúdica.
Informações fornecidas pelo Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB)

