Servidores do Detran-DF e dos Correios prometem parar esta semana: haverá suspensão e lentidão no atendimento ao público
Reivindicações
O servidores do Detran-DF também vão cruzar os braços esta semana. A instituição entra em greve a partir das 6h de amanhã. Os funcionários reivindicam o cumprimento de um acordo feito com o Governo do Distrito Federal (GDF) ainda em 2015.
O presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran-DF), Fábio Medeiros, afirma que as atividades administrativas, de fiscalização e de educação de trânsito serão suspensas. “A gente vai tentar manter um funcionamento mínimo para a população, de pelo menos 30%, mas isso vai ser mais para o fim da semana. No começo, deve parar tudo, com exceção dos postos do Na Hora”, ressalta.
Serviços como emissão de documentos e vistorias em veículos estarão suspensos, além das fiscalizações de trânsito e a liberação de veículos apreendidos. Segundo o sindicato, cerca de 1.600 vistorias veiculares agendadas não serão realizadas.
Entre as reivindicações, estão a adequação da nomenclatura dos cargos, a regulamentação da jornada de trabalho de 30 horas e a atualização da gratificação de titulação. Os trabalhadores também pedem o retorno da data do pagamento para o dia 30 ou 1° de cada mês, além de quitação da terceira parcela do reajuste de 5%.
A assessoria de imprensa do Detran informa que, até o momento, a instituição não recebeu nenhuma notificação sobre a greve.
Em nota, a Secretaria da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais do Distrito Federal informa que tem mantido diálogo constante com as categorias. “A Subsecretaria de Relações do Trabalho e do Terceiro Setor conta com 32 mesas permanentes de negociação, que mantêm encontros periódicos com diversos sindicatos, inclusive com o Sindetran-DF”
“A gente vai tentar manter um funcionamento mínimo para a população, de pelo menos 30%, mas isso vai ser mais para o final da semana”
Fábio Medeiros, presidente do Sindicato dos Servidores do Detran