Renan Filho, ministro dos Transportes, anunciou que a nova regra para renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), iniciada nesta sexta-feira, 09, vai beneficiar até 3,6 milhões de condutores todos os anos.
Ele explicou que a validade das carteiras de habilitação expira diariamente, e aproximadamente 10 mil motoristas por dia estarão aptos para essa renovação automática. Nos próximos 30 dias, estima-se que cerca de 370 mil renovações automáticas serão realizadas.
Essa facilidade é destinada a quem é considerado um bom motorista, ou seja, que faça parte do programa CNH do Brasil e esteja registrado no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), sem ter infrações nos últimos 12 meses.
Com essa mudança, os motoristas não precisarão pagar as taxas cobradas pelos Detrans nem realizar exames para a renovação, representando uma economia aproximada de R$ 120 milhões para os 370 mil primeiros beneficiados.
Todo o processo será feito de forma digital, de maneira automática pelo sistema da Senatran. A atualização poderá ser conferida pelo aplicativo da CNH do Brasil, e os motoristas que estiverem aptos receberão uma notificação direta do governo.
