28.5 C
Brasília
segunda-feira, 09/03/2026




Governo libera R$ 266,5 milhões para ajudar vítimas de desastres em Minas Gerais

Brasília
nuvens dispersas
28.5 ° C
28.5 °
28.4 °
48 %
3.1kmh
40 %
seg
27 °
ter
27 °
qua
26 °
qui
25 °
sex
25 °

Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou uma Medida Provisória que disponibiliza um crédito extra de R$ 266.512.000 para o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Esse valor será usado para reforçar ações de socorro e recuperação em cidades da Zona da Mata em Minas Gerais que sofreram com desastres naturais.

A medida, divulgada em edição especial do Diário Oficial da União no dia 9 de março, destina os recursos para despesas de custeio e investimentos em ações voltadas à proteção e defesa civil, focadas no atendimento de emergência e na reconstrução das áreas atingidas por eventos climáticos extremos na região.

O dinheiro será usado para atender pedidos feitos à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) por cidades afetadas pelas chuvas e outros desastres, priorizando ações rápidas de resposta e recuperação das áreas prejudicadas.

A Medida Provisória também oferece apoio financeiro às famílias que moram nas regiões atingidas e que tiveram perdas materiais. Esse auxílio será destinado a moradores das cidades que tiveram estado de calamidade pública reconhecido pelo governo federal.

O processo para liberar esse auxílio seguirá as regras da Medida Provisória nº 1.338, de 6 de março de 2026, que criou um apoio financeiro para famílias afetadas por desastres na região.

Essa abertura de crédito extraordinário é uma ação do Governo do Brasil para garantir recursos rápidos em situações de emergência e imprevistos, como desastres naturais, facilitando o atendimento às vítimas e acelerando a recuperação das áreas danificadas.




Veja Também