20.5 C
Brasília
quarta-feira, 02/07/2025

Governo do DF determina retorno de servidores ao trabalho presencial, mesmo não vacinados

Brasília
céu limpo
20.5 ° C
20.5 °
13.9 °
46 %
2.6kmh
0 %
qua
26 °
qui
25 °
sex
25 °
sáb
25 °
dom
17 °

Em Brasília

Na quinta (1º), Executivo local tinha ordenado volta apenas daqueles já imunizados, 15 dias após segunda dose. Regra continua valendo apenas para idosos e servidores com comorbidades.

Fachada do Palácio do Buriti, sede do Executivo em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução

O governo do Distrito Federal determinou que servidores, empregados, estagiários e colaboradores que estejam em regime de trabalho à distância por conta da pandemia de Covid-19 retornem às atividades presenciais, mesmo que ainda não tenham sido vacinados. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do DF, na quinta-feira (1º).

No mesmo dia, o governo havia determinado o retorno apenas daqueles já imunizados, que deveriam voltar ao trabalho 15 dias após a segunda dose. Porém, a regra foi derrubada horas depois. Com a nova determinação, apenas aqueles com mais de 60 anos ou portadores de comorbidades devem esperar a vacinação para retornar ao trabalho.

A ordem de retorno não se aplica a:

  • servidoras gestantes;
  • servidores com histórico de hipersensibilidade ao princípio ativo, bem como a qualquer dos excipientes da vacina contra a Covid-19;
  • servidores que apresentaram reação anafilática.

Para comprovação das condições de saúde, os servidores deverão apresentar laudo médico homologado na Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, da Secretaria de Economia, que comprove o estado clínico declarado.

Ainda de acordo com o GDF, os dirigentes dos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta da capital poderão, excepcionalmente, mediante justificativa, implementar retorno gradual dos seus servidores.

Na capital, o teletrabalho foi autorizado oficialmente para os servidores no dia 23 de março do ano passado, após a confirmação de mais de 130 casos da doença na capital.

Covid-19 no DF

O Distrito Federal registrou mais 13 mortes e 690 novos casos de Covid-19, nesta quinta-feira (1º), segundo dados da Secretaria de Saúde (SES-DF). O total de óbitos, desde o início da pandemia, chega a 9.264. Já os infectados somam 431.151, sendo que 96,1% estão recuperados.

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, em janeiro, 991.940 pessoas receberam a etapa inicial da vacina, no DF. Entre os atendidos, 341.211 também tomaram a segunda dose e, portanto, concluíram a imunização.

Veja Também