25.5 C
Brasília
segunda-feira, 25/08/2025

Gestante dá à luz em recepção de clínica para usuários de drogas

Brasília
céu limpo
25.5 ° C
27.3 °
25.5 °
36 %
6.2kmh
0 %
seg
29 °
ter
30 °
qua
30 °
qui
30 °
sex
28 °

Em Brasília

Mãe e filho passam bem no Conjunto Hospitalar de Sorocaba. Enfermeiros improvisaram com lençóis na unidade.

 

Caps AD III foi inaugurado em Sorocaba para dependentes de álcool e drogas (Foto: Zaqueu Proença/PMS)
Caps AD III foi inaugurado em Sorocaba para dependentes de álcool e drogas (Foto: Zaqueu Proença/PMS)

 

Uma paciente do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III) surpreendeu a equipe de enfermeiros ao entrar em trabalho de parto na recepção da unidade na madrugada desta segunda-feira (4), na Vila Tortelli, em Sorocaba (SP). Após dar à luz, mãe e filho prematuro foram levados para o Conjunto Hospitalar da cidade.

A mulher de 33 anos estava na 26ª semana de gestação e passava por atendimento de saúde mental. No local, quatro funcionários participaram da mobilização ainda na recepção. “Foi tudo muito rápido, aconteceu em segundos. Foi a situação mais inusitada que passei por aqui, pois não é um lugar próprio para uma intervenção desse tipo. Ao menos nós estávamos preparados”, lembra a técnica de enfermagem Cidinha Mendes.

A funcionária conta que a paciente sentiu dores e foi acomodada com lençóis pela equipe. “Usamos o que tínhamos em mãos, ela ficou deitada na recepção, estava escuro e num instante a criança nasceu”, conta.

Após o parto, a equipe de resgate foi aciona, porém, o bebê de 1,1 quilo já havia sido limpo e o cordão umbilical, cortado. Ainda sem nome, segundo a técnica em enfermagem, o recém-nascido passa bem. Ele é o terceiro filho da mulher.

A unidade atende com 37 profissionais de saúde em diversas áreas. Ao todo, são mais de 1.900 pacientes inscritos e 1 mil ativos que recebem atendimento.

Veja Também