Projeto Mobilidade Collab prevê que serviços como ônibus, metrô, transporte por aplicativo, táxis, bicicletas, estacionamento e pedágios possam ser combinados e sugeridos para a melhor experiência do usuário
No Distrito Federal, dinheiro não anda de ônibus desde 1º de julho, mas a tecnologia tem andado lado a lado no trabalho de modernização do transporte público. Nesta segunda-feira (30), o Governo do Distrito Federal (GDF) avançou mais um passo nesse sentido, com a assinatura de um acordo entre o Banco de Brasília (BRB) e a operadora Visa para a criação de um aplicativo que integre os diferentes meios de transporte.
Chamado de Mobilidade Collab, o projeto vai desenvolver uma plataforma em que diversos serviços — como ônibus, metrô, transporte por aplicativo, táxis, bicicletas, estacionamento e pedágios — possam ser combinados e sugeridos para a melhor experiência do cidadão.
Segundo a proposta, os usuários poderão escolher entre vários modais de transporte e personalizar percursos de acordo com as necessidades, utilizando recursos de geolocalização. Essa funcionalidade tende a tornar os deslocamentos mais ágeis e eficientes, além de facilitar a adoção de pagamentos digitais no transporte público de maneira simplificada. Serão investidos cerca de R$ 15 milhões no projeto e o acordo tem validade de dois anos.
Ao assinar a parceria, o governador Ibaneis Rocha destacou o trabalho feito pela mobilidade desde 2019, quando passou a gestão da bilhetagem do transporte público do DFTrans para o Banco de Brasília (BRB). Ele falou também sobre a renovação da frota e do trabalho de expansão das linhas de metrô.
“A gente vem fazendo um processo de transformação na mobilidade. Evoluímos muito na tecnologia, nas formas de pagamento e agora nessa parceria da Visa com o BRB queremos trazer novas tecnologias e avançar cada vez mais na questão do transporte público”, disse o governador Ibaneis Rocha. “Sabemos que os grandes modais precisam avançar. Vamos conseguir com a obra de expansão do metrô na Samambaia e temos a previsão da licitação da expansão do metrô em Ceilândia. Com isso, a gente traz a maior parte da população para dentro do sistema seguro, melhorando a capacidade que nós temos nos nossos trens”, acrescentou.
O evento ocorreu na sede do BRB Lab, no Parque Tecnológico (Biotic), onde todo o trabalho será desenvolvido. O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, lembrou que o DF já dispõe de um sistema que aceita todos os tipos de cartão, de débito, crédito, de mobilidade e até criptomoedas. Agora, o trabalho é para a integração dos meios de transporte e ir além.
“A grande mudança é a criação desse aplicativo e a integração de todos os modais. Estamos falando muito de transporte aqui, mas no final a gente quer que, inclusive, as atrações da cidade estejam integradas. Ou seja, quem vai ao estádio, na Arena BRB, quem vai na Torre de TV, quem vai a um ponto turístico, por exemplo, poderá, num único local, ter cadastrado seus meios de pagamento. Imagine um celular passando em todos esses lugares de maneira alinhada, simples e até oferecendo os descontos de maneira automática. Esse tipo de transformação vai acontecer e Brasília vai estar à frente, sendo pioneira e disputando tecnologia com as maiores capitais do mundo”, projetou.
Modernização do sistema
Hoje, cerca de 87% dos usuários do sistema de transporte público utilizam meios eletrônicos para pagar suas passagens. O uso de cartões de transporte, cartões bancários e bilhete avulso segue crescendo desde 1º de julho, quando teve início a implantação do sistema 100% eletrônico, sendo que 28% das linhas estão adaptadas ao sistema digital.
Ainda de acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), o DF tem 1,1 milhão de acessos diários nos três mil veículos responsáveis por transportar passageiros em 926 linhas, com mais de 20 mil viagens por dia.
“A pessoa tem que ir para uma parada de ônibus ou para o terminal sabendo exatamente a hora que o ônibus vai passar e hoje existe essa lacuna. Com o governo lançando esse aplicativo a gente preenche essa lacuna e oferece uma experiência melhor para o usuário”, destaca o titular da pasta, Zeno Gonçalves. “Nós temos mais de 1,1 milhão de acessos por dia. São três mil veículos transportando passageiros em 926 linhas, com mais de 20 mil viagens por dia. É um volume grande”, acrescenta Zeno Gonçalves.
Para o diretor regional da Visa, Nuno Lopes, o aplicativo representa um ganho de tempo no dia a dia. “Com o projeto estamos devolvendo um tempo precioso para as pessoas, e devolvendo ao Estado os recursos para serem reinvestidos na qualidade de vida do cidadão. Se conseguirmos poupar meia hora da vida de cada um, devolveremos um dia por mês para que essas pessoas passem com suas famílias e possam se dedicar a outros aspectos da vida”, ponderou.