Projetos como o DF Libras – CIL Online e a Carreta da Inclusão estão mudando a vida das pessoas com deficiência em Brasília, oferecendo acesso a serviços públicos, tecnologias que ajudam no dia a dia e atendimento especializado. Esses projetos são resultado da colaboração entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) e a Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD-DF), unindo inovação, acessibilidade e cidadania.
O DF Libras – CIL Online, criado com o apoio da Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME), já realizou mais de 14 mil atendimentos desde 2023. A plataforma disponibiliza tradução instantânea em Libras por videochamada 24 horas por dia, com espera média de apenas 90 segundos, e é usada por órgãos como a Secretaria de Saúde (SES-DF), a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e a Defensoria Pública do DF (DPDF). Recentemente, o serviço foi aprimorado tecnologicamente, expandido para novos canais digitais do GDF, e conta agora com uma equipe de 90 intérpretes, melhorando ainda mais o atendimento à população.
A Carreta da Inclusão está em sua segunda edição em 2025, com um investimento de R$ 1 milhão. Trata-se de uma unidade móvel equipada com oficinas, palestras, consultorias e tecnologias assistivas. O projeto passará por São Sebastião, Brazlândia, Sobradinho e Ceilândia, oferecendo não só acesso à tecnologia, mas também serviços integrados como CadÚnico e BRB Mobilidade, além de promover práticas sustentáveis e economia circular.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Vitorino, destaca que “a Carreta da Inclusão leva tecnologia assistiva e serviços públicos direto às comunidades. Na primeira fase, passamos por seis regiões administrativas e atendemos mais de 11 mil pessoas. Agora seguimos para mais quatro áreas, reforçando nosso compromisso com acessibilidade, dignidade e inclusão real das pessoas com deficiência”.
Já o secretário da Pessoa com Deficiência, Willian Ferreira, afirma que o compromisso do GDF com a inclusão está se tornando realidade. “A criação da secretaria é um passo importante para dar mais visibilidade, direitos e oportunidades. Continuamos trabalhando por uma sociedade mais justa e acessível para todos”.
Com informações da Secti-DF