19.5 C
Brasília
sábado, 28/06/2025




GDF proíbe eventos com aves por 60 dias para evitar gripe aviária no DF

Brasília
céu limpo
19.5 ° C
19.5 °
15 °
60 %
1kmh
0 %
sáb
26 °
dom
28 °
seg
27 °
ter
27 °
qua
20 °

Em Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou na sexta-feira (27) a Portaria nº 227/2025, que intensifica as ações de controle contra a influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), conhecida popularmente como gripe aviária. Uma das medidas principais é a proibição por 60 dias de eventos que envolvam qualquer tipo de reunião de aves em todo o território do DF.

A norma foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) e segue as orientações nacionais definidas pela Portaria nº 782/2025 do Ministério da Agricultura. A suspensão temporária abrange torneios, leilões, exposições, mostras, encontros, campeonatos e reuniões com aves ornamentais, comerciais, silvestres ou de subsistência, como galinhas, patos, marrecos e passeriformes.

A subsecretária de Defesa Animal, Danielle Cristina, ressaltou a necessidade da colaboração dos criadores. “É fundamental que as aves fiquem em ambientes protegidos, sem contato com áreas externas, para evitar a interação com aves migratórias. A participação dos criadores é vital para conter a disseminação da doença”, explicou.

A decisão considera a importância da avicultura no Distrito Federal, que inclui tanto granjas comerciais quanto criações familiares. Embora não existam casos ativos da gripe aviária no DF, a ação tem caráter preventivo para proteger a produção local.

A portaria também permite que criadores do DF participem de eventos fora do distrito, desde que as regiões visitadas não apresentem casos ativos da doença. Nesses casos, caso haja surto na região visitada, as aves estarão proibidas de retornar ao DF.

O secretário de Agricultura do DF, Rafael Bueno, avaliou a medida como equilibrada. “Essa autorização controlada garante a segurança sanitária sem isolar totalmente os produtores. Caso surja algum foco nas regiões visitadas, o retorno das aves será suspenso imediatamente”, acrescentou.

Informações da Agência Brasília




Veja Também