O complexo da 35ª DP, localizado ao lado da UPA da cidade, segue o novo modelo policial com ambiente próprio para o atendimento judiciário e tem investimento de mais de R$ 10 milhões
A comunidade de Sobradinho II passa a contar com uma nova sede da 35ª Delegacia de Polícia. A unidade foi inaugurada nesta sexta-feira (17) e vem para substituir a antiga, com instalações defasadas e que não atende às normas de acessibilidade e outras estruturas necessárias para o bom funcionamento. O investimento foi de R$ 10,5 milhões.
A nova sede da 35ª DP tem 2.108 m² de área construída, distribuída em três pavimentos, incluindo o subsolo. Entre as novas funcionalidades estão entradas separadas para custodiados e para vítimas e público em geral, evitando a revitimização e melhorando a segurança da unidade. A edificação fica às margens da DF-420, ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Sobradinho II, e conta com ampla área de estacionamento, facilitando o acesso pela comunidade.
Durante a inauguração da unidade, o governador Ibaneis Rocha destacou a queda nos índices de criminalidade no DF e a importância do trabalho das forças de segurança do DF com novas nomeações em vista.
“Nós temos, talvez, a melhor segurança do Brasil. A Polícia Civil e a Polícia Militar estão de parabéns. A gente tem um grupo realmente unido em torno da segurança pública. Semana passada, com o apoio de todos os parlamentares e da vice-governadora Celina Leão, estivemos lá na Câmara dos Deputados, pedindo a aprovação desse PLN [Projeto de Lei do Congresso Nacional] que vai nos permitir contratar mais policiais civis, mais policiais militares, para que cada vez mais a gente possa seguir dando mais segurança à população do Distrito Federal”, afirmou Ibaneis Rocha.
Além disso, há uma sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência, permitindo um atendimento mais humanizado a esse público. O novo prédio também tem vagas operacionais para viaturas e um heliporto, reduzindo o tempo de acionamento em situações de emergência.
Outras áreas abrangidas pela unidade são a sala de reconhecimento integrada à área de contenção, que evita a circulação de custodiados pela unidade, e a sala de apoio para a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), com instalações modernas, amplas e de acordo com as normas atuais de acessibilidade, de forma a se adequar melhor às novas rotinas de trabalho.
“Nas outras delegacias, a comunidade ia fazer um registro de ocorrência e se deparava com presos chegando, conduzidos pela Polícia Civil ou pela Polícia Militar. Nesse ambiente aqui, a comunidade não se comunica com presos. Eles têm um ambiente próprio para entrar, onde serão recebidos e alocados, e a comunidade tem outro ambiente para aguardar o seu atendimento para o registro de ocorrência. É um modelo vanguardista”, ressaltou o delegado-chefe da 35ª DP de Sobradinho II, Ricardo Viana. O efetivo da delegacia contará com 32 servidores, entre delegados, agentes e escrivães.
Já o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, citou outras entregas para o atendimento à população que estão no horizonte da pasta: “Temos a 9ª DP, que será entregue em pouco tempo. Temos o IML, que será o maior da América Latina, e também está em vias de ser entregue. Então, é uma satisfação poder trabalhar na área de segurança pública tendo esse apoio e vendo as nossas corporações crescendo e tendo esse reconhecimento. Aqui nesta delegacia a sociedade vai poder ser acolhida e recebida pela Polícia Civil em melhores condições”.
Diferencial no atendimento
A nova sede permitirá, ainda, a economia de recursos públicos, visto que a antiga estrutura funcionava em uma edificação alugada e não mais comportava a demanda de serviço da região.
A dona de casa Heris Ferreira Dias Silva, 63, demonstrou receptividade em relação ao novo prédio: “Vai ajudar a comunidade aqui de Sobradinho em todos os sentidos, principalmente na nossa segurança. Acredito que esse novo modelo é uma inovação”.
Para o vendedor José Batista, 57, a nova sede é superior à antiga em qualidade. “Estávamos precisando de uma delegacia com suporte maior, porque a que tinha aqui era pequena. A que construíram agora vai ser melhor e trazer mais segurança e mais policiais também. Acredito que vai ter um policiamento mais rigoroso, o que é bom não só para mim, mas para todos”, pontuou.