Programa atende, no total, 100 mil famílias; novos beneficiários entram no lugar de outros que encerraram ciclo de nove meses do benefício
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) incluiu 37.284 novas famílias no Cartão Prato Cheio. O programa beneficia um total de 100 mil famílias com o crédito mensal de R$ 250 para a compra de alimentos. O pagamento de outubro está previsto para esta terça-feira (1º).
O ciclo de pagamento do Cartão Prato Cheio é de nove parcelas porque possui caráter emergencial – é o período que a família tem para sair da situação de insegurança alimentar e nutricional. Finalizado o ciclo, essas famílias saem para que outras possam receber o benefício, podendo ser pessoas que estão sendo contempladas pela primeira vez ou que já receberam o crédito em outro momento. Por isso, quase todo mês, o Cartão Prato Cheio tem novos contemplados.
“Em janeiro deste ano, nós tivemos cerca de 40 mil novos beneficiários. São pessoas que encerraram o ciclo de nove meses agora, abrindo vagas para que essas 37 mil novas famílias em insegurança alimentar e nutricional possam ser contempladas”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
Para receber o Cartão Prato Cheio, o cidadão deve fazer uma solicitação no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e passar por atendimento socioassistencial. Para saber se foi contemplado e qual é a agência do Banco do Brasília (BRB) onde está disponível o cartão, basta acessar o site do Sistema de Cadastro Socioeconômico.
Os novos cartões serão entregues até o dia 17 deste mês, seguindo a ordem alfabética do nome dos beneficiários, que devem consultar a data de retirada e o local. Para ter acesso ao crédito, o cidadão deve retirar o cartão na agência bancária e fazer o desbloqueio. As pessoas que já receberam o benefício em ciclos anteriores devem utilizar o cartão que já possuem em casa.