O Governo do Distrito Federal (GDF) vai realizar uma ação especial para ajudar pessoas que vivem nas ruas em Taguatinga nesta quinta-feira (5), a partir das 9h. Esta iniciativa é organizada pela Casa Civil e conta com a ajuda de várias secretarias, incluindo Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Segurança Pública, Proteção da Ordem Urbanística e Justiça e Cidadania. Também participam órgãos como Serviço de Limpeza Urbana, Novacap, Codhab, Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar.
Durante a ação, as pessoas em situação de rua poderão receber ajuda em saúde, educação e assistência social, além de orientação sobre cuidados com seus animais de estimação e informações sobre benefícios, como transporte entre estados. Será oferecido um auxílio financeiro de R$ 600 para quem não pode pagar aluguel, vagas em abrigos, programas de qualificação profissional como o RenovaDF e cadastro para moradias.
Depois do atendimento, a equipe da DF Legal irá remover as estruturas temporárias e transportar os pertences dessas pessoas para os locais que indicarem ou, em último caso, para um depósito localizado no SIA Trecho 4, onde os bens poderão ser retirados em até 60 dias sem custo.
Durante a semana, as secretarias visitaram os locais para entender melhor as necessidades das pessoas que vivem na rua.
A ação acontecerá em 11 pontos diferentes, entre eles: perto do Centro Pop de Taguatinga; área verde próxima ao Pronto-Socorro do Hospital Regional de Taguatinga; QND 59 ao lado do Lote 38; Central Quadra C5 na marquise do Lote 6; Central Quadra C7 na marquise da loja Casas Bahia; Central Biblioteca Pública na Av. Comercial; C 12 atrás do Lote 13; QNL 4 Bloco D próximo ao Edifício Braz Viana; lateral da UBS 2; QS 3 lotes 3, 5, 7, 9 — Pátio Capital; e próximo à Neoenergia ao lado da Estação de Furnas.
