O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou na terça-feira (13) uma ação para oferecer ajuda e apoio social às pessoas que vivem nas ruas em 14 locais do Plano Piloto. A operação é organizada pela Casa Civil, com a participação de várias secretarias e órgãos do governo, para identificar necessidades e prestar assistência adequada.
Desde as 9h, equipes das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), Segurança Pública (SSP-DF), Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), Justiça e Cidadania (Sejus-DF), além do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Novacap, Codhab, Detran-DF, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Conselho Tutelar, atuam juntas nos pontos definidos.
A DF Legal está encarregada de desmontar as estruturas usadas pelas pessoas em situação de rua e transportar os pertences para os locais indicados por elas. Em casos especiais, os objetos serão guardados em um depósito no SIA Trecho 4, lotes 1.380/1.420, onde poderão ser retirados em até 60 dias, sem custos.
As pessoas atendidas serão encaminhadas aos serviços da Sedes-DF para garantir acolhimento e assistência social. Na semana anterior, as secretarias já fizeram abordagens para identificar as necessidades específicas desse público.
A ação continuará até quarta-feira (14), com o objetivo de promover o apoio e a integração das pessoas em situação de vulnerabilidade na capital.
