20.5 C
Brasília
segunda-feira, 09/03/2026




GDF e Israelitas juntos contra o ódio

Brasília
nuvens quebradas
20.5 ° C
20.5 °
19.5 °
94 %
1.5kmh
75 %
seg
27 °
ter
26 °
qua
25 °
qui
26 °
sex
25 °

Em Brasília

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal assinou um acordo com a Confederação Israelita do Brasil para trabalhar em conjunto contra o discurso de ódio e a intolerância racial e antissemita. Essa parceria visa promover o diálogo, compartilhar informações e realizar ações para fortalecer políticas públicas que previnem a discriminação.

Diversas atividades estão planejadas, como estudos, debates, seminários e encontros públicos sobre o tema. Também haverá troca de experiências, elaboração de propostas técnicas, incentivo à pesquisa e colaboração com outros órgãos e entidades.

O documento foi assinado pelo secretário-executivo da Sejus-DF, Jaime Santana de Sousa, e pelo CEO da Conib, Sergio Napchan. Estiveram presentes ainda o subsecretário de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial da Sejus, Juvenal Araújo, e Clarita Maia, presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB-DF.

Jaime Santana ressaltou que o acordo fortalece a colaboração entre o governo e a sociedade, mostrando o compromisso do Distrito Federal com a democracia e o combate à intolerância. A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou que a parceria amplia a capacidade de proteger direitos e prevenir violações.

Sergio Napchan afirmou que essa cooperação reforça o compromisso com a democracia e o combate ao extremismo, transformando valores constitucionais em ações concretas para defender a dignidade humana.

O acordo define funções claras, como a designação de representantes, criação de planos de trabalho, execução e acompanhamento das ações, além de garantir a proteção dos dados conforme a lei. O acordo não envolve transferência de recursos e tem duração inicial de 24 meses, podendo ser renovado por acordo entre as partes.

Essa iniciativa apoia políticas do Sejus-DF, como a campanha Cartão Vermelho para o Racismo, o Programa de Letramento Racial e as cotas raciais em concursos públicos. Também fortalece a lei que proíbe símbolos ligados a ideologias extremistas no Distrito Federal, ampliando o diálogo para prevenir e combater esses extremismos.




Veja Também