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sexta-feira, 27/06/2025




Futuro da linha férrea em Santa Catarina é debatido por comissão

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Em Brasília

Daniela Reinehr destaca que a malha ferroviária do Tronco Sul precisa ser preservada.

Na terça-feira dia (1º), a Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados promove uma discussão sobre o destino da linha férrea Tronco Sul, localizada em Lages (SC).

O debate, solicitado pela deputada Daniela Reinehr (PL-SC), terá início às 10 horas no plenário 15.

Convocados para o debate

Desafios e produtividade

Embora o estado tenha um bom desempenho econômico per capita, enfrenta dificuldades logísticas significativas. Mais de 70% do transporte de cargas é realizado por rodovias, que são mais custosas, geram mais poluição e estão sobrecarregadas.

Sobre a linha Tronco Sul

Sendo uma infraestrutura crucial, essa ferrovia conecta o interior de Santa Catarina ao litoral e à rede ferroviária do Rio Grande do Sul.

Entretanto, recentemente a empresa Rumo Logística, responsável pela concessão do trecho, anunciou que irá cessar suas operações em Lages, o que implica o fim do transporte ferroviário de cargas naquela área, que passará a depender exclusivamente de caminhões.

Daniela critica que uma decisão unilateral da concessionária não deve se sobrepor aos interesses estratégicos do país e ao direito ao desenvolvimento das regiões interiores.

Impactos das condições climáticas

A empresa informou que continuará a realizar a manutenção necessária no trecho, mantendo-o operacional, e que os funcionários serão transferidos para outras funções.

A parlamentar expressa preocupação quanto ao impacto dessa decisão na economia local e na logística sustentável na região serrana de Santa Catarina.

Pontos para reflexão

  • Viabilidade técnica, econômica e ambiental para reativar a linha férrea.
  • Conseqüências da desativação pela concessionária e possíveis soluções para retomar as operações.
  • Fontes de financiamento e possibilidades de parcerias entre o setor público e privado.
  • Coordenação entre os governos estaduais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
  • Responsabilidades do governo federal, da Agência Nacional de Transportes Terrestres e do Ministério dos Transportes no planejamento e execução de projetos ferroviários.




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