19.5 C
Brasília
sexta-feira, 28/11/2025




Frente fria avança e aumenta perigo de temporais no país

Brasília
nuvens quebradas
19.5 ° C
19.5 °
18.7 °
100 %
2.6kmh
75 %
sex
27 °
sáb
31 °
dom
29 °
seg
29 °
ter
26 °

Em Brasília

Uma frente fria, associada a calor e umidade, vai favorecer a formação de tempestades isoladas em várias regiões da metade leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, principalmente nesta sexta-feira (28/11).

Segundo dados do Climatempo, as tempestades podem trazer rajadas de vento, descargas elétricas e possibilidade de granizo. Embora haja chance de fenômenos severos, as projeções indicam volumes de chuva que podem provocar alagamentos pontuais e transtornos localizados.

Previsão para as regiões:

Sul

O tempo permanecerá firme na maioria da Região Sul, porém novas instabilidades avançam pelo Rio Grande do Sul pela manhã devido à chegada da frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano.

As chuvas atingem o litoral sul, nordeste e a Serra Gaúcha ainda pela manhã. À tarde, as pancadas se intensificam na metade leste do estado, com risco de temporais, rajadas fortes e possibilidade de granizo na Região Metropolitana de Porto Alegre, nos Vales, Serra e Litoral.

As tempestades se propagam para o leste de Santa Catarina e Paraná, também com risco de temporais no litoral catarinense, enquanto o oeste permanece com tempo firme e predomínio de sol.

As temperaturas continuam altas, exceto no litoral norte gaúcho e entre as serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde ficam mais amenas. A umidade relativa do ar fica baixa no oeste da região e no norte paranaense, e rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h, podendo atingir 70 km/h no extremo sul do litoral gaúcho.

Sudeste

O dia inicia com tempo firme na maior parte da região, com possibilidade de chuva fraca isolada no norte de Minas Gerais. No final da manhã, áreas de instabilidade provocam pancadas no leste e norte mineiro, leste paulista, interior do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. O calor, umidade e perturbações atmosféricas elevam a intensidade das chuvas ao longo do dia.

O tempo permanece estável no Triângulo Mineiro e grande parte do interior paulista. A umidade do ar pode ficar abaixo dos 20% no Triângulo, norte mineiro e interior de São Paulo. Rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h no oeste paulista e litoral do estado do Rio de Janeiro.

Em São Paulo, a sexta será com tempo firme na maior parte do estado, mas a partir da tarde podem ocorrer pancadas isoladas no nordeste e leste paulista, moderadas a fortes no litoral e faixa leste. Na capital, o sol predomina durante todo o dia, com mínima de 14°C e máxima de 31°C.

Centro-Oeste

Instabilidades atuam no norte, centro e sudeste de Mato Grosso e em pontos isolados de Goiás, com chuvas moderadas a fortes em alguns momentos.

Da manhã ao início da tarde, as pancadas se intensificam em grande parte de Mato Grosso e Goiás, com possibilidade de temporais. À tarde, as chuvas avançam para oeste, noroeste e norte de Mato Grosso do Sul, devido à umidade oriunda da Região Norte e perturbações locais.

O sul de Goiás e o restante de Mato Grosso do Sul terão tempo mais estável, com umidade relativa do ar podendo cair abaixo dos 20%. As temperaturas permanecem elevadas, e rajadas de vento de 40 a 50 km/h são esperadas no leste sul-mato-grossense.

Nordeste

Instabilidades causam pancadas moderadas a fortes no sul e oeste da Bahia, sul do Maranhão e Piauí, com risco de temporais especialmente no oeste baiano e no Maranhão.

Entre Sergipe e Pernambuco, há possibilidade de chuvas isoladas. Nas demais áreas, o tempo permanece firme.

Umidade relativa do ar ficará muito baixa em estados como Piauí, Ceará, oeste do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e extremo norte da Bahia, com índices abaixo dos 20%. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h são esperadas, inclusive no litoral do Maranhão.

Norte

Durante a manhã, chuvas isoladas acontecem com risco de moderadas a fortes no Acre, norte do Amazonas e áreas próximas à divisa com Roraima.

À tarde, as instabilidades aumentam e atingem Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, centro-sul e oeste do Pará, além do Tocantins, com risco de temporais. No Amapá, o tempo permanece firme na maior parte do estado.

O calor e sensação de abafamento permanecem predominantes em toda a região.




Veja Também