25.9 C
Brasília
segunda-feira, 24/11/2025




Formatura do RenovaDF junta 1,5 mil alunos e abre Feirão do Trabalhador

Brasília
nuvens quebradas
25.9 ° C
26.7 °
25.9 °
73 %
1.9kmh
59 %
seg
25 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
29 °
sex
25 °

Em Brasília

Mais de 1,5 mil alunos celebraram a conclusão do 3º ciclo de 2025 do programa de capacitação profissional RenovaDF, o maior do país. Durante o curso, os participantes ajudaram a recuperar 161 equipamentos públicos em várias regiões do Distrito Federal. Na cerimônia de entrega dos certificados, realizada nesta segunda-feira (24), foi também aberto o Feirão do Trabalhador no Eixo Monumental, oferecendo 4,2 mil vagas de emprego e serviços de orientação profissional para a população.

O governador Ibaneis Rocha destacou a importância social do programa: “É gratificante ver o trabalho de vocês nas ruas do Distrito Federal, a transformação das cidades e o reconhecimento da população pelo esforço das equipes do Renova. Isso mostra a união do grupo e a vontade de continuar ajudando. E quero garantir que o programa seguirá. Estamos lançando mais um ciclo para qualificar ainda mais pessoas que seguirão com vocês nessa trajetória”.

A vice-governadora Celina Leão lembrou aos alunos a importância de continuarem buscando qualificação. “Não parem de se preparar e de lutar por uma chance. Depois da formatura, aproveitem para visitar os estandes de empregos. Persistam”.

Entre os 1.502 formandos está o motorista João Pedro Filho, que contou como conheceu o programa: “Fiquei sabendo por uma amiga. Para mim foi ótimo. Nem esperava ser selecionado, mas foi excelente. Recomendo para todos”.

Com 66 anos, ele ressaltou que o RenovaDF abre portas para jovens e para trabalhadores experientes. “Já sou aposentado, mas indico o Renova para os mais jovens, pois eles vão se sair bem. É uma chance adicional de emprego para quem busca.”

Além da entrega dos certificados, a formatura marcou o começo de outra política pública focada na geração de empregos: a abertura do Feirão do Trabalhador. O evento, que vai até sexta-feira (28), acontece entre a Biblioteca Nacional e o Sesi Lab, no Eixo Monumental, com 4,2 mil vagas de trabalho, além de serviços de orientação profissional, elaboração de currículos, capacitações e encaminhamentos.

A ação também traz palestras conduzidas por especialistas de vários setores, ampliando o acesso à qualificação e aumentando as chances de contratação.

Qualificação em alta

Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), o RenovaDF é uma das principais políticas públicas do Distrito Federal para inclusão produtiva. O programa combina cursos profissionalizantes com aprendizado prático em conservação. Ele prepara trabalhadores para as demandas do mercado e oferece oportunidades para pessoas em situação de rua, imigrantes e ex-detentos.

O secretário da Sedet-DF, Thales Mendes, ressaltou a relevância das iniciativas. “O feirão é um espaço fundamental para os trabalhadores. São 4.232 vagas disponíveis durante o evento. Teremos também vários outros encontros: o da formatura do Renova, com mais de 1,6 mil alunos, e o lançamento de um novo ciclo com mais de 2 mil vagas. Já temos mais de 12 mil oportunidades de qualificação em todo o DF. Queremos que as pessoas façam seu cadastro, conversem com recrutadores de mais de 65 empresas e consigam emprego. A meta é que vocês já tenham o primeiro salário na conta no Natal”.

Esta edição do programa visitou as cidades de Brazlândia, Ceilândia, Taguatinga, Planaltina, Plano Piloto, São Sebastião e Paranoá. Foram revitalizadas quadras esportivas, praças, parques, parquinhos, Pontos de Encontro Comunitário, jardins e campos sintéticos, entre outros espaços comunitários.

A aposentada Maria do Socorro Miranda, 74 anos, também formanda, destacou sua experiência: “Foi tudo um sucesso, muito positivo. Eu queria trabalhar e gostei muito. Foi ótimo. Fiz várias atividades como pintura e limpeza, tudo que precisava”.

Ela provou que idade não é obstáculo para aprendizado: “Tirei dez na prova. A idade não importa e vou continuar trabalhando”, disse a aposentada.

Desde 2021, o RenovaDF já alcançou 30 regiões administrativas, qualificou cerca de 30 mil pessoas e permitiu a manutenção de mais de 2,9 mil equipamentos públicos. O 4º ciclo de 2025 começará ainda em novembro, com a previsão de quase 2 mil alunos.




Veja Também