Fabiano Zettel, empresário e cunhado do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, foi afastado do cargo de pastor na Igreja Batista da Lagoinha. A decisão foi divulgada pela própria igreja nesta quinta-feira (15) após o início de uma investigação envolvendo Zettel.
A igreja informou que, assim que surgiram as primeiras informações sobre a operação, que está apurando fraudes ligadas ao Banco Master, Fabiano Zettel foi afastado de todas as suas funções ministeriais na Lagoinha Belvedere para que os fatos fossem analisados com cuidado.
A investigação faz parte da segunda fase da Operação Compliance Zero, que investiga suspeitas de fraudes em fundos de investimento relacionados ao Banco Master. Fabiano Zettel foi detido ao tentar deixar o país de jatinho com destino a Dubai, mas foi liberado algumas horas depois.
A Igreja da Lagoinha ressaltou que Fabiano Zettel não exercia nenhuma função ativa desde novembro de 2025. A instituição também reafirmou que não tem controle sobre a vida pessoal e profissional das pessoas que frequentam seus cultos, e repudiou associações feitas entre a igreja e as investigações da Polícia Federal.
No comunicado, a Lagoinha disse que pretende tomar todas as medidas legais necessárias para proteger sua reputação contra informações falsas, incluindo processos por denunciação caluniosa e outras ações judiciais cabíveis, garantindo seu compromisso com a verdade, legalidade e princípios éticos cristãos.
