Nesta terça-feira, 09, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou os dados referentes à exportação de ovos em 2023. No consolidado do ano, a venda externa de ovos, entre in natura e processados, gerou US$ 63,2 milhões em receita, o que significa alta de 182% em relação ao ano de 2022.
“Hoje, as exportações de ovos representam 1% do total produzido pelo Brasil, e geram receita importante para a sustentabilidade da cadeia produtiva, especialmente diante em um quadro de oscilações de custos”, diz Ricardo Santin, presidente da ABPA, em nota.“O expressivo aumento do volume exportado de ovos em 2023, respaldado pela biosseguridade da produção nacional frente à ausência de Influenza Aviária no País, encontrou destino em nações de elevados critérios sanitários, o que destaca a confiança dos países no trabalho executado pelas empresas do Brasil e pelo poder público para a preservação de nosso status sanitário”, afirma Santin.
O Japão foi o grande comprador internacional dos ovos produzidos no Brasil, com total de 10,3 mil toneladas em 2023 – número 848,5% superior ao registrado no ano anterior. Em seguida estão Taiwan, com 5,3 mil toneladas no ano (sem dados comparativos em 2022) e Chile, com 2,8 mil toneladas (+1.302,3%).