Militares do Exército começaram a cadastrar na noite desta terça-feira (6) cerca de 60 caminhões para que acessem a Esplanada dos Ministérios durante o 7 de setembro.
A medida contraria a ordem dada pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, que determinou o isolamento da área como parte das medidas de segurança traçadas para o evento.
Segundo noticiou o jornal Globo, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB-DF) reiterou o bloqueio ao acesso e disse que a Esplanada somente será aberta após o evento oficial de comemoração do Dia da Independência.
“Não sei para quê [estão cadastrando]. Não vão participar. Talvez seja para a manifestação do ato depois do 7 de setembro. O bloqueio termina no dia 7 de setembro ao meio-dia e há a previsão de uma manifestação de bolsonaristas depois disso”, disse o governador.
O bloqueio dos acessos à Esplanada estava previsto desde o último sábado (3), marcado para iniciar a meia-noite, de terça-feira (6). Porém, foi antecipado em algumas horas, após um grupo de caminhoneiros tentar acessar o local.