A guitarra é o símbolo máximo do rock’n’roll, mas, no Brasil, o instrumento amplificado de seis cordas desenvolveu uma linguagem própria e bastante original. Isso graças ao talento e ao virtuosismo de artistas como Lanny Gordin, Toninho Horta, Pepeu Gomes, Armandinho Macedo e Luiz Carlini, guitarristas que há anos se empenham em criar uma identidade tipicamente brasileira para ela.
Amanhã, no Museu Nacional da República, com entrada franca, Brasília terá a oportunidade de conferir uma parcela do legado desta turma para nossa música. Ao lado dos cinco, os também guitarristas Andreas Kisser, Edgard Scandurra, Kiko Loureiro, Frank Solari e Marcelo Barbosa compõem o time escolhido para dar um panorama da história da guitarra no país.
“Eu não considero que um artista seja melhor que outro, mas esses músicos estão, certamente, entre os 10 maiores guitarristas do Brasil. A gente vai ter um espetáculo de alto padrão”, garante Reco do Bandolim, diretor musical do evento. “Procuramos lançar o olhar para o país, então, tem gente de São Paulo, do Sul, de Minas, da Bahia e do Espírito Santo. É um painel dos grandes guitarristas brasileiros”, comenta.
O projeto Brasil Guitarras, marcado para as 19h30 desta quarta-feira, apresentará os artistas divididos em duplas. O encontro que abre a noite, e é um dos mais aguardados, é de Lanny Gordin e Toninho Horta. A dupla já dividiu o palco neste mesmo projeto em Belo Horizonte e promete encantar o público brasiliense ao revisitar músicas clássicas de nosso cancioneiro.
Programação
19h30 – Músicos brasilienses
20h25 – Toninho Horta e Lanny Gordin
21h10 – Marcelo Barbosa e Frank Solari
21h55 – Edgard Scandurra e Luiz Carlini
22h40 – Andreas Kisser e Kiko Loureiro
23h25 – Armandinho e Pepeu Gomes
0h – Encontro dos 10
Fonte: Correio Web