Imagem colorida de bandeiras azuis com estrelas amarelas da União Europeia, tremulando ao lado de um prédio ao fundo – Metrópoles – Foto: iStock
Os líderes europeus vão se reunir em caráter urgente em Bruxelas, na Bélgica, nesta quinta-feira (22/1), para debater as ameaças feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a Groenlândia. A reunião foi marcada na última terça-feira (20/1) e será mantida mesmo após a insistência do norte-americano em anexar o território.
“Eu não preciso usar a força. Eu não quero usar a força. Eu não usarei a força. Tudo o que os Estados Unidos estão pedindo é um lugar chamado Groenlândia”, afirmou Trump.
De acordo com o presidente do Conselho Europeu, António Costa, os representantes do bloco irão discutir questões referentes à soberania da região, o apoio à Dinamarca e à Groenlândia, além das inquietações relacionadas ao acordo comercial entre os Estados Unidos e a União Europeia.
Trump em Davos
No dia anterior (21/1), Trump declarou ter alcançado um acordo sobre o destino da Groenlândia e recuou da intenção de impor tarifas a países europeus que não concordassem com seu plano de adquirir a ilha.
O presidente norte-americano não revelou detalhes sobre o pacto. A imprensa dos Estados Unidos informou que ele tratou da concessão de terras da Groenlândia aos EUA, informação que foi negada pela OTAN e pela Dinamarca.
