François Villeroy de Galhau, presidente do Banco da França e membro do Banco Central Europeu (BCE), disse que o medo de que os Estados Unidos utilizem os pagamentos em dólar como uma ‘arma’ está fazendo com que alguns países criem novos sistemas de pagamento.
Ele explicou que isso é resultado de grandes mudanças no sistema financeiro mundial devido a uma situação política global mais dividida.
Villeroy comentou que essas atitudes dos EUA estão prejudicando a confiança dos investidores em valores ligados ao dólar e que isso deve aumentar a busca por outras opções de investimento.
Entre 2020 e 2025, o uso do dólar nas reservas oficiais diminuiu, mostrando que a confiança na moeda americana está caindo aos poucos.
Mesmo assim, segundo Villeroy, o dólar ainda é muito usado e permanece importante no sistema financeiro mundial, por causa da força da economia americana.
Porém, decisões recentes nos EUA, como questionar a independência do Federal Reserve, incertezas quanto ao controle dos gastos públicos e a criação de tarifas comerciais, têm enfraquecido a posição do dólar.
Villeroy também mencionou que foi observado um afastamento temporário entre a cotação do euro frente ao dólar e a diferença das taxas de juros entre a zona do euro e os EUA após a implementação de tarifas americanas em 2025, o que mostra que os investidores estão começando a repensar o papel do dólar como principal moeda de reserva.
