O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou, nesta terça-feira (7/1), a saída do país de mais de 60 grupos internacionais, intensificando a política de distanciamento dos EUA em relação a estruturas multilaterais.
A medida suspende a participação e o financiamento norte-americano em 31 agências associadas à Organização das Nações Unidas (ONU) e em outros 35 organismos de cooperação global.
De acordo com a Casa Branca, a ação está baseada em uma revisão atual do envolvimento dos EUA em entidades internacionais. O governo argumenta que essas instituições “não atendem mais aos interesses americanos”.
Embora não tenham sido divulgados todos os detalhes sobre as organizações afetadas, a retirada amplia decisões anteriores, como a saída dos Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas.
A imprensa dos Estados Unidos informa que entre as instituições impactadas estão a Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudança Climática (UNFCCC), responsável por coordenar esforços e negociações globais sobre o clima, e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), agência da ONU voltada à assistência em saúde sexual e reprodutiva.
