19.5 C
Brasília
segunda-feira, 16/03/2026




EUA tomam medidas que complicam relação com Lula

Brasília
nuvens quebradas
19.5 ° C
19.5 °
18.9 °
94 %
3.6kmh
75 %
seg
26 °
ter
22 °
qua
25 °
qui
23 °
sex
21 °

Em Brasília

Recentemente, os Estados Unidos adotaram diversas ações que resultaram no aumento da tensão diplomática com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essas iniciativas são vistas por membros do governo brasileiro como oriundas de setores específicos da administração do ex-presidente Donald Trump.

Um dos momentos mais críticos ocorreu quando o Brasil revogou o visto do assessor sênior do Departamento de Estado dos EUA, Darren Beattie, por supostas informações falsas apresentadas sobre sua visita, incluindo uma tentativa de encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente preso.

Além disso, a Representação Comercial dos EUA iniciou uma investigação abrangente para apurar práticas comerciais injustas relacionadas ao uso de trabalho forçado, envolvendo o Brasil e outras 59 economias globais.

Por fim, está em avaliação nos Estados Unidos a possibilidade de classificar as facções criminosas brasileiras Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas, o que gera preocupações sobre possível interferência na soberania do país.

O governo brasileiro tem buscado o diálogo para amenizar os impactos dessas ações, ressaltando a maturidade das relações diretas entre os presidentes Lula e Trump, apesar das divergências visíveis nas medidas recentes.




Veja Também