O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (25/6) que o país tem intenções de promover um encontro com o Irã na semana seguinte, sem fornecer detalhes sobre a conversa.
Questionado sobre essa possível reunião, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, declarou que “o presidente Trump mostrou vontade de dialogar e se reunir com qualquer pessoa interessada em paz no mundo. Não conheço outro presidente tão aberto a encontrar e conversar sobre paz.”
Ele acrescentou que desejam manter relações pacíficas globalmente, o que dependerá da disposição do Irã em buscar a paz e negociar diretamente com os EUA, evitando intermediários.
Conflito entre Israel e Irã
Os confrontos entre Israel e Irã começaram em 13 de junho, quando as Forças de Defesa de Israel realizaram ataques contra o programa nuclear iraniano e líderes militares de Teerã.
Em resposta, o Irã executou ataques retaliatórios algumas horas depois, o que aumentou o risco de um conflito mais amplo na região.
Donald Trump envolveu-se no conflito ao ordenar ataques contra três instalações nucleares iranianas.
O governo israelense, liderado por Benjamin Netanyahu, afirmou que os bombardeios visam impedir o avanço do programa nuclear do Irã, considerado uma ameaça direta à sua segurança.
Após 12 dias de confrontos iniciados pela ofensiva de Israel, ambos os países concordaram com um cessar-fogo anunciado pelo presidente Trump, que entrou em vigor na madrugada de terça-feira (24/6).
Em entrevista coletiva dada na Holanda, após encontro com líderes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Trump afirmou que Israel e Irã “estão cansados, exaustos. Eles lutaram muito intensamente e aceitaram parar para voltar para casa.”
Quando questionado sobre uma possível nova escalada no conflito, Trump afirmou que um “sinal claro” foi a violação parcial do cessar-fogo pelo Irã, porém, Israel retirou seus aviões como solicitado, evitando novos confrontos.
Ele qualificou o ataque dos EUA ao Irã como “um exercício impressionante do poder americano que facilitou a paz e um acordo histórico de cessar-fogo”.
Trump também destacou que o conflito durou 12 dias, mencionando que esse nome parece adequado para o evento.
Sobre o ataque iraniano a uma base militar dos EUA no Catar, o presidente ressaltou que houve um aviso prévio e que os mísseis disparados foram interceptados pelo sistema de defesa americano, enfatizando a capacidade tecnológica dos EUA.
Quanto à suposta sobrevivência da base nuclear iraniana de Fordow, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, afirmou que todas as evidências das bombas lançadas, totalizando doze de 30 mil libras, estão enterradas sob uma montanha, completamente destruídas e aniquiladas.