O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, expressou nesta terça-feira (7/10) seu apoio a Israel. A declaração marca os dois anos dos ataques do Hamas, ocorridos em 7 de outubro de 2023.
“Neste segundo aniversário dos ataques brutais do Hamas em 7 de outubro, os Estados Unidos continuam firmes em seu suporte a Israel, na luta conjunta contra o terrorismo e no compromisso de acabar com o sofrimento dos reféns e suas famílias.”, escreveu o aliado de Donald Trump em sua conta no X.
Marco Rubio solicitou ainda que o Hamas aceite o plano de paz apresentado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na semana passada. “Trata-se de uma oportunidade histórica para encerrar este capítulo sombrio e estabelecer uma base para a paz e segurança duradouras para todos”, complementou Rubio.
Há dois anos, um ataque do Hamas contra Israel causou milhares de mortes e feridos, intensificando o conflito na região.
Plano de paz
Além disso, a proposta prevê a desarmamento do Hamas e de outras facções envolvidas. Segundo o plano dos EUA, seria imediatamente enviada ajuda internacional para a restauração dos sistemas essenciais, como água, eletricidade, saneamento, hospitais, entre outros aspectos.