A representante interina dos Estados Unidos no Conselho de Segurança da ONU, Dorothy Camille Shea, qualificou o Irã como a principal origem da instabilidade e do terrorismo no Oriente Médio, destacando sua capacidade de desenvolver uma arma nuclear.
O Conselho de Segurança da ONU convocou uma reunião emergencial às 10h (horário de Nova York) desta sexta-feira (20/6) para exigir o término imediato dos conflitos. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou durante o encontro que “não estamos apenas nos aproximando de uma crise, estamos praticamente atropelando ela”. Ele apelou para que Israel e Irã resolvam suas divergências pacificamente.
“A escalada deste conflito pode gerar um incêndio incontrolável. É essencial evitar que isso ocorra”, declarou António Guterres.
Operação israelense contra o Irã
Após várias advertências, Israel iniciou na semana passada um que denominou “ataque preventivo” contra o Irã, focando especialmente no programa nuclear iraniano.
O governo israelense explicou que o objetivo principal da missão é evitar que o Irã construa uma arma nuclear.
Em retaliação à ação de Israel, o Irã lançou uma série de drones e foguetes contra o território israelense.
Em discurso no último sábado (14/6), o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou que a ofensiva continuará e garantiu ataques a todas as bases iranianas.
Até o momento, informações indicam que parte do programa nuclear sofrera danos devido às investidas. Danos mais extensos, contudo, dependem do uso de bombas – ou da intervenção direta – dos EUA, pedido que Israel tem feito.
Posicionamento da Rússia
O representante da Rússia na ONU, Vasily Nebenzya, acusou os Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha de propagarem uma “acusações infundadas” sobre um suposto plano do Irã para fabricar armas nucleares.
Durante a sessão do Conselho de Segurança, ele afirmou que essas nações, junto com a AIEA – órgão internacional que monitora o cumprimento do tratado de não proliferação nuclear, que acusa o Irã de descumprimento – estão colaborando indiretamente com os ataques israelenses.