Sabe aquela história de que o pedinte desconfia de esmola grande?
Chegou a campanha eleitoral e o jogo do vale tudo por dinheiro está cada dia mais pesado.
É a hora de você ver o diabo virando santo e o justiceiro sendo o salvador da pátria. No final, sempre se pergunta: onde estava esse cidadão ou cidadã nos últimos 4 anos?
Pensando nisso, o portal Imprensa Pública vai começar a selecionar alguns casos para mostrar para a população do DF que nesse jogo o bobo não existe. Vai começar a série: Levantando o tapete!
O caso do site Bsb Capital
Recentemente, o blog Bsb Capital divulgou em sua página uma matéria na qual divulga o valor gasto pela publicidade do DF. O blog denuncia que o GDF gastou mais de R$ 1 bilhão em três anos com publicidade!
Além da matéria no blog, a turma do Bsb Capital não economizou na impressão do jornal. De forma planejada, a equipe do BSB colocou nos pára-brisas dos carros em estacionamentos sem a autorização do proprietário do veículo.
O site Imprensa Pública leu a notícia e foi atrás para descobrir o que está por trás de todo esse movimento.
A história do gasto da publicidade
Os gastos da publicidade estavam na transparência do governo e publicados no DODF. Entramos em contato com a Secom/GDF e solicitamos os espelhos dos gastos. Após análise, vimos que o valor é duas vezes menor que o publicado na matéria do blog Bsb Capital nos três anos de mandato e que o respectivo valor foi aprovado pela CLDF. (Veja a tabela)
Em seguida, veio a pergunta: de onde o jornal tirou o valor mencionado? Por que o auditor fiscal Marivaldo Pereira validou o valor? Aprofundamos mais um pouco e encontramos algumas pontas soltas.
As pontas soltas:
1 – O dono do site aparenta estar revoltado porque o governo resolveu cortar gastos e este site entrou na fila do corte. Bsb Capital já recebeu do governo R$ 747.415,21 (Dados da transparência). Enquanto o site recebia os valores, em seu site só tinha elogio, inclusive só copiava e colava matérias prontas do GDF. (Veja os prints);
2 – O dono do site é Orlando Pontes, irmão do Omézio Pontes. Ambos envolvidos no escândalo Mensalão do DEM, segundo investigação da polícia;
3 – Omézio Pontes é assessor direto da Paula Belmonte, pré-candidata ao Governo do DF e oposição direta ao governador Ibaneis;
4 – Marivaldo Pereira é pré-candidato a deputado distrital e oposição ao governo Ibaneis.
Conclusão
Juntando as pontas, observa-se um possível jogo político. São dois irmãos com um histórico em publicidade, porém com o histórico de corrupção.
Um amplamente abraçado pela pré-candidata ao governo do DF, Paula Belmonte, nomeado na Câmara Federal desde o início (Omézio Pontes). O outro, utilizando o seu site para atacar o governo e elogiar a Paula Belmonte (Orlando Pontes). Coincidência?
Além do escândalo do Mensalão do DEM, Orlando Pontes já foi condenado pelo crime de falsidade ideológica após falsificar documentos em uma licitação na Câmara Legislativa do DF.
Segundo a condenação da justiça, Orlando Pontes falsificou um atestado de capacidade técnica para fornecer serviços de clipping jornalístico. A empresa que ele utilizou foi a mesma que esteve no escândalo da caixa de pandora. (VEJA O DOCUMENTO)
Não satisfeito com a experiência, Orlando criou esta fake news para provavelmente apoiar aliados políticos. Orlando utiliza um pré-candidato de oposição ao governo renomado para credibilizar a matéria, roda milhares de materiais em gráfica suspeita (Alô MPDFT, preste atenção no dono dessa gráfica) e acaba enganando a população com a notícia falsa.
Esse grupo é realmente a solução que o DF precisa?
E Marivaldo Pereira? O Auditor Federal.
É oportuno fazer sua provável propaganda política antecipada. Será que ele sabia que o site recebeu mais de R$ 700 mil do governo e neste período a matéria era só elogio? Por que o auditor Federal achou por bem ocultar a informação? Outra Coincidência?
Em breve, mais da série Levantando o tapete! Ainda há muita sujeira para se mostrar.