Professores, gestores e orientadores educacionais de Sobradinho se reuniram nesta sexta-feira (27) para dar início ao Encontro Pedagógico, um momento dedicado à escuta, troca de ideias e atualização profissional. Organizado pela Coordenação Regional de Ensino (CRE) da cidade, o evento tem o objetivo de apoiar o trabalho nas escolas e fortalecer o aprendizado dos alunos durante o ano letivo.
O evento prevê encontros regulares focados na troca de experiências e na harmonização das práticas pedagógicas. Os temas tratados envolvem coordenação pedagógica, organização das equipes e métodos de ensino. Além disso, o evento oferece uma oportunidade para que professores e gestores apresentem sugestões, possibilitando melhorias no processo de formação.
A abertura contou com a participação de um grupo de estudantes da ginástica acrobática do Centro de Iniciação Desportiva (CID) de Sobradinho.
Durante o encontro, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, ressaltou o progresso na alfabetização na rede pública do Distrito Federal, que ultrapassou a meta do Ministério da Educação no Indicador Criança Alfabetizada. “É uma felicidade estar aqui em Sobradinho com gestores que fazem a educação acontecer. O DF superou a meta do MEC no índice de alfabetização, o que é motivo de comemoração. Foi um avanço de 63% para 65%, com expectativa de chegar a 70%. Esse progresso resulta do trabalho realizado dentro da própria rede”, afirmou.
A subsecretária de Educação Básica, Iêdes Braga, destacou que o encontro é um trabalho contínuo, fortalecido pela troca de experiências e pelo compromisso com o aprendizado. “A alfabetização é o passo inicial e deve ser prioridade, pois faz a diferença durante toda a vida escolar do aluno”.
O coordenador da Regional de Ensino de Sobradinho, Isac Aguiar de Castro, salientou o papel dos educadores nos resultados da rede e a importância da formação para fortalecer o trabalho nas escolas. “São vocês que fazem a escola funcionar, transformando o trabalho pedagógico na realidade da vida dos alunos. Este encontro foi planejado para apoiar o trabalho de cada um e fortalecer a educação em Sobradinho”, declarou.

