Fabricante de aeronaves tem fluxo de caixa livre positivo no período pela primeira vez em mais de dez anos e aumento de 22% nas receitas
Ações da Embraer subiram mais de 145% neste ano e lideram as altas do Ibovespa no período | Foto: Roosevelt Cassio/Reuters
A Embraer (EMBR3) reportou nesta sexta-feira, dia 5, um prejuízo líquido ajustado de 179,7 milhões de reais no terceiro trimestre, uma redução de 77,4% em relação ao prejuízo líquido ajustado de 797,5 milhões de reais no mesmo período do ano passado. A empresa destacou uma “melhora significativa” em seu fluxo de caixa na comparação anual.
A companhia disse que revisou para cima sua projeção para o fluxo de caixa no ano completo de 2021 e agora espera fluxo positivo em 100 milhões de dólares ou mais, ante previsão anterior no intervalo entre zero e uma geração negativa de até 150 milhões de dólares.
A ação da Embraer é a que mais subiu neste ano no Ibovespa, com alta de 145,31%, em meio à recuperação da demanda na aviação comercial e às perspectivas de crescimento e novos negócios em sua frente de “carros voadores”, os eVTOLs.
Segundo a Embraer, foi a primeira vez em mais de dez anos em que a empresa reportou um fluxo de caixa livre positivo em um terceiro trimestre. A fabricante de aeronaves disse que tal resultado advém de uma melhor rentabilidade e de eficiência do capital de giro.
A empresa também reportou uma receita líquida de 5,01 bilhões de reais no terceiro trimestre, alta de 22% na comparação anual, apoiada por crescimentos de dois dígitos em todos os seus segmentos de negócio.
“A Embraer espera que no quarto trimestre de 2021 as entregas e as receitas aumentem e fiquem dentro dos padrões sazonais normais, levando a mais um fluxo de caixa livre positivo”, disse a companhia em comunicado.
A Embraer também divulgou lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 410,7 milhões de reais no terceiro trimestre, revertendo desempenho negativo de 40,7 milhões de reais no mesmo período do ano passado.
(Com a Redação)