A Embraer e o Mahindra Group anunciaram que irão montar uma instalação de Manutenção, Reparo e Revisão (MRO) na Índia para o avião C-390 Millennium, caso ele seja escolhido pela Força Aérea Indiana no programa Aeronaves de Transporte Médio (MTA).
As duas companhias firmaram um Acordo de Cooperação Estratégica em outubro de 2025 para fabricar o C-390 Millennium na Índia, visando apoiar o programa da Força Aérea Indiana e fortalecer o projeto “Make in India”.
O C-390 Millennium é um avião militar de transporte que suporta até 26 toneladas de carga. Pode realizar diversas missões como transporte de mercadorias e soldados, lançamentos aéreos, resgates médicos, buscas e salvamentos, combate a incêndios e ações humanitárias. Ele consegue operar em pistas improvisadas ou não pavimentadas e pode tanto reabastecer outros aviões quanto receber combustível durante o voo.
Embraer informa que essa parceria reforça o compromisso de oferecer uma solução eficiente para as necessidades futuras de transporte aéreo militar médio na Índia.
O centro de MRO planeja fornecer serviços completos, incluindo manutenção simples e pesada, inspeções detalhadas, conserto e revisão de peças, suporte técnico de aviônicos e treinamentos especializados.
A intenção principal é dar suporte à frota da Força Aérea Indiana, porém a Embraer também estuda a possibilidade de transformar a Índia num ponto regional para serviços de manutenção para outras unidades que operam o C-390 Millennium.
Até o momento, o C-390 Millennium já foi escolhido por forças aéreas de países como Brasil, Portugal, Hungria, Países Baixos, Áustria, Coreia do Sul, Usbequistão, República Checa, Suécia, Eslováquia e Lituânia.
Informações por Estadão Conteúdo.

