Segundo TRE-PR, iniciativa busca facilitar voto de pessoas hospitalizadas, com mobilidade reduzida ou idade avançada. Ação ocorre em cinco cidades do estado.
Pela primeira vez no Brasil, hospitais e instituições de longa permanência de idosos receberão urnas para votação nas eleições 2022. A ação ocorre, exclusivamente, em cinco cidades do Paraná, conforme a Justiça Eleitoral.
Segundo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a iniciativa faz parte do projeto Cidadania Plena e busca facilitar voto de pessoas hospitalizadas, com mobilidade reduzida ou idade avançada.
A ação ocorre em cinco cidades do estado, confira os locais por cidade abaixo.
- Curitiba: Hospital de Clínicas, Hospital Erasto Gaertner e Lar de Idosos do Tarumã
- Londrina: Hospital Universitário
- Maringá: Hospital Universitário e Lar dos Velhinhos
- Cascavel: Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan)
Segundo o TRE-PR, poderão votar nessas seções pessoas que pediram a mudança do local de votação ou o voto em trânsito.
Os locais funcionarão como qualquer outra seção de votação, terão mesários, seguranças e será possível também justificar a ausência.
A expectativa da instituição é que 995 pessoas votem nesses locais.
Participação
No Lar de Idosos do Tarumã, em Curitiba, o seu Antônio, de 95 anos, separou um terno e se preparou para votar neste domingo (2).
Ele conta que passou algumas eleições sem votar por conta da dificuldade de sair sozinho, mas com a seção eleitoral montada dentro da instituição em que mora o processo ficou mais fácil.
“Tô feliz, porque ficou bem perto de votar. Gosto de votar chique!”, conta Antônio.