Conhecido por suas publicações polêmicas e sarcásticas na rede social que comprou, Musk, desta vez, deixou seus seguidores preocupados
O bilionário Elon Musk deixou seus seguidores preocupados neste domingo, 8, após publicar em seu perfil do Twitter que pode morrer em condições misteriosas.
Conhecido por suas publicações polêmicas e sarcásticas na rede social que comprou — no final de abril ele disse que compraria a Coca-Cola e colocaria cocaína de volta na bebida –, Musk escreveu: “Se eu morrer em circunstâncias misteriosas, foi bom conhecer vocês”.
If I die under mysterious circumstances, it’s been nice knowin ya
— Elon Musk (@elonmusk) May 9, 2022
Minutos antes desse tuíte, o dono da Tesla e Space X publicou imagem com um texto em russo que fala sobre o fornecimento da internet Starlink para ucranianos através do Pentágono.
Na publicação, Musk marcou o que seria o perfil oficial de Dmitry Rogozin e disse que ele havia enviado a mensagem para a mídia russa.
O texto seria uma suposta ameaça russa ao bilionário por conta de suas ações na Ucrânia. “A partir do depoimento do comandante capturado da 36ª Brigada de Fuzileiros Navais das Forças Armadas da Ucrânia, coronel Dmitry Kormyankov, verifica-se que os terminais de internet da empresa de satélites Starlink de Elon Musk foram entregues aos militantes do Batalhão Azov nazista e do Exército ucraniano. Fuzileiros navais em Mariupol por helicópteros militares. Elon Musk, portanto, está envolvido no fornecimento de equipamentos de comunicação militar às forças fascistas na Ucrânia. E por isso, Elon, você será responsabilizado como um adulto – não importa o quanto você se faça de bobo”, diz o texto da imagem.
A sequência de publicações do dono da Tesla viralizou e intrigou os internautas. Entre os diversos seguidores que ficaram preocupados com o bilionário, estava a mãe de Elon Musk, que comentou a publicação.Maye Musk disse o tuíte não era engraçado, reprovando o post do filho. Em resposta, o homem mais rico do mundo pediu desculpas e disse que fará o seu melhor para permanecer vivo.
Em março, após crítica do ministro da Ucrânia, Mykhailo Federov, Musk ativou o serviço de sua internet via satélite na Ucrânia e enviou kits para o país. O novo dono do Twitter já havia alertado da necessidade de camuflar a antena para que o Starlink não fosse usado como alvo de ataques aéreos russos.
A internet via satélite de Musk promete velocidade de acesso entre 100 e 200 Mbps, além de redução da latência de até 20 milissegundos na maioria dos locais. Os números devem subir na medida que mais satélites vão ao espaço. Atualmente, a Starlink conta com mais de 2 mil satélites na órbita baixa da Terra, e a expectativa é que este número chegue a um total de 4.425 em 2024.
No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recentemente aprovou o uso da internet de Musk no Brasil, mas é preciso pagar por volta de R$ 5 mil só para o kit completo chegar em casa.