O ministro da Fazenda, Dario Durigan, cancelou sua viagem oficial à Rússia nesta quarta-feira (13) devido ao fechamento do aeroporto de Moscou. Ele planejava participar de reuniões do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco dos Brics.
Segundo informações do Ministério da Fazenda, Durigan estava em São Paulo e prestes a embarcar quando foi avisado sobre a suspensão das operações no aeroporto russo.
Os aeroportos de Moscou têm sofrido interrupções temporárias causadas por ataques com drones na região. A Rússia e a Ucrânia estão em guerra desde fevereiro de 2022, o que aumentou a tensão no espaço aéreo russo. O governo brasileiro não informou o motivo exato do fechamento, mas a decisão foi tomada durante o aumento dos ataques entre os dois países.
Na Rússia, Durigan participaria da reunião anual do conselho do NDB, banco criado pelos países do Brics para apoiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável. Ele também teria encontros com a ex-presidenta Dilma Rousseff, atual presidente do banco, além de reuniões com diretores da instituição. O objetivo da viagem era abordar os impactos dos conflitos internacionais na economia brasileira e discutir estratégias para proteger o país de crises globais.
Apesar do cancelamento da viagem à Rússia, a agenda em Paris permanece confirmada, segundo o Ministério da Fazenda. Na capital francesa, Durigan participará de encontros relacionados ao G7 nos dias 18 e 19, incluindo reuniões com representantes do governo francês, do setor privado e atividades para diálogo com a sociedade civil.
O ministério está ajustando os detalhes da viagem para a França e definirá uma nova data para o embarque.
O Novo Banco de Desenvolvimento foi fundado em 2015 pelos países do Brics — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — e financia projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável em países emergentes. Dilma Rousseff assumiu a presidência do banco em 2023 e foi reconduzida em 2025.
*Informações da Agência Brasil
