O Distrito Federal enfrentou neste domingo um dia de calor forte e ar muito seco. Segundo o Inmet, a temperatura pode chegar a 34°C e a umidade relativa do ar pode cair para 15%, o índice mais baixo previsto para Brasília nos próximos dias. Esta situação vem logo após o DF registrar a maior temperatura do ano, de 34,6°C.
O recorde foi medido no sábado, na estação meteorológica da Ponte Alta, no Gama. Com este novo pico de calor, a capital continua passando por vários dias de temperatura alta, enquanto a umidade do ar permanece baixa, exigindo cuidado da população.
Hoje, a umidade relativa do ar deve variar entre 15% e 54%, de acordo com o Inmet. O período mais quente do dia também é o mais seco, por isso é importante aumentar a hidratação, evitar ficar muito tempo no sol e não fazer exercícios físicos intensos nas horas de maior calor.
Alívio durante a semana
A previsão aponta que a situação deve melhorar nos próximos dias. A umidade do ar deve aumentar e as temperaturas máximas devem diminuir a partir de segunda-feira.
Na segunda-feira, Brasília deve ter temperatura mínima de 20°C e máxima de 32°C, com umidade relativa do ar entre 20% e 60%. Na terça-feira, a temperatura sobe novamente até 33°C, com mínima de 19°C e umidade entre 20% e 60%. O céu deve ficar com poucas nuvens.
A partir de quarta-feira, o ar deve ficar menos seco, com muitas nuvens, máxima de 32°C e umidade entre 30% e 70%. Na quinta-feira, a temperatura deve cair mais, com máxima de 30°C e umidade chegando a 75%.
Segundo o Inmet, o domingo foi o dia com menor umidade da semana. Mesmo com o aumento gradual da umidade a partir de segunda, o calor ainda deve continuar nos primeiros dias de setembro, com máximas acima de 30°C até quarta-feira.
