Hoje é o “Dia D” para vacinação contra a febre amarela e sarampo em São Paulo. A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) aconselha a todos que busquem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima para verificar se estão com as vacinas em dia.
O foco principal é ofertar a vacina padrão contra febre amarela para quem recebeu uma dose fracionada em 2018, para garantir a proteção completa.
A SES-SP explicou que a vacina fracionada foi usada temporariamente para controlar rapidamente um surto, mas não substitui a vacina padrão de rotina.
As UBSs da capital paulista estarão abertas das 8h às 17h para a vacinação.
Em janeiro, a SES-SP já tinha disponibilizado vacinas contra sarampo e febre amarela em locais movimentados como estações de metrô e shoppings, dando prioridade a adolescentes e adultos que não completaram o esquema vacinal.
Os sintomas da febre amarela podem parecer com os de outras doenças, como dores no corpo, febre e sensação de mal-estar. Em casos graves, podem surgir sangramentos espontâneos.
O sarampo normalmente aparece com manchas vermelhas no corpo e febre, além de tosse seca, conjuntivite e coriza.
Quem deve se vacinar?
Devem receber a vacina contra febre amarela:
- Pessoas que receberam dose fracionada em 2018;
- Crianças de 9 meses com reforço aos 4 anos;
- Pessoas de qualquer idade vacinadas com uma dose antes dos 5 anos, que precisam do reforço;
- Indivíduos de 5 a 59 anos que nunca foram vacinados.
Em 2025, foram registrados 57 casos de febre amarela no Estado, com 34 mortes. Quanto ao sarampo, foram confirmados dois casos importados.
Estadão Conteúdo
