Nas últimas 24 horas, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal registrou 738 diagnósticos para a covid-19, e três mortes em decorrência do vírus. Índice de transmissão está em 0,66
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou mais 738 diagnósticos positivos para a covid-19 nesta terça-feira (19/7). De acordo com o Boletim Epidemiológico — documento divulgado pela pasta responsável em dias úteis —, o número representa 187 casos a menos do que os notificados na segunda-feira (19/7), onde 925 testaram positivo.
Ao todo, 825.960 brasilienses foram infectados com o vírus desde o início da pandemia. Em relação ao número de mortes, mais três óbitos foram notificados. Segundo o boletim, todos eram do sexo masculino, tinham mais de 80 anos e sofriam com alguma comorbidade. As mortes ocorreram em 16, 18 e 19 de julho, somando 11.809 vítimas.
Em relação às médias móveis, a de infecções está em 1.075 — número que alcançou os 56%, indicando diminuição em relação a 14 dias. Já a média móvel de óbitos está em 2,4, valor que representa uma queda de 52% em relação a duas semanas.
Como recorte positivo, ataxa de transmissão do novo coronavírus segue estável no DF. Nesta terça-feira (19/7), o índice está em 0,66. O índice viral indica que um grupo de 100 pessoas pode infectar outras 66. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando a taxa está abaixo de 1, a pandemia está sob controle.
A Secretaria de Saúde reiterou em nota, na manhã desta terça-feira (19/7), que o governo local tem interesse em iniciar a aplicação das vacinas contra a covid-19 nas crianças de 3 e 4 anos, mas, até o momento, não recebeu a nota técnica do Ministério da Saúde, além da quantidade de imunizantes disponibilizado.
O documento necessário para o início da vacinação deste público infantil indica a dosagem adequada, além da expectativa do número de crianças a ser imunizado e o intervalo entre as doses. A pasta espera começar a aplicação ainda nesta semana.