Desligamento de sinal de TV analógico, previsto para março, será adiado em SP

Por Jovem Pan

O problema é que a distribuição de conversores para a população de baixa renda está atrasada. Fonte: Valter Campanato/Agência Brasil
As operadoras de telecomunicações devem anunciar nesta semana a mudança da data do desligamento do sinal de TV analógico, em São Paulo.

De acordo com o cronograma oficial, as transmissões na região metropolitana da capital paulista deveriam ser totalmente digitalizadas até o dia 29 de março.

O problema é que a distribuição de conversores para a população de baixa renda está atrasada.

A Entidade Administradora da Digitalização, que é a responsável pela migração, afirma que deverão ser entregues 1,8 milhão de equipamentos.

O grupo adianta que a meta não será atingida e diz que, no máximo, 70% dos aparelhos deverão chegar aos beneficiários dentro do prazo.

Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, o desligamento só pode ser concluído, depois que 90% dos moradores da região tiverem acesso ao sinal digital.

O professor Marcelo Zuffo, da Escola Politécnica da USP, ressaltou que o fim das transmissões analógicas poderá deixar milhares de pessoas sem televisão, em São Paulo. “O desligamento do sinal analógico é algo que tem que ser feito com muito cuidado. Em SP convivem juntos pessoas de baixa e alta renda, e todas elas assistindo TV. Não existe, na literatura técnica, relatos de desligamento de tal proporção”, disse.

Marcelo Zuffo destacou ainda que as emissoras de TV também terão prejuízos, caso o desligamento do sinal analógico seja feito sem que a população esteja adaptada.

Nesta terça-feira (31), representantes da EAD se reunirão para definir qual seria a melhor data para concluir o processo de digitalização.

As operadoras de telecomunicações sugeriram que a migração fosse adiada para setembro, quando outras cidades do interior de São Paulo também vão interromper a transmissão analógica.

As emissoras consideram a extensão exagerada e defendem que a mudança fique para o mês de maio.

*Informações do repórter Vitor Brown

PUBLICIDADE

Publicações por Assunto

PUBLICIDADE

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.