SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
O morango do amor é um doce que mistura bombom de morango com maçã do amor e está fazendo muito sucesso nas redes sociais. Muitas pessoas estão compartilhando vídeos ensinando a receita, provando o doce e fazendo até memes, que alcançam milhões de visualizações no Instagram e TikTok.
Esse doce simples é feito com um morango coberto por brigadeiro branco, normalmente feito com leite em pó, e uma camada fina de açúcar caramelizado vermelho. A origem exata é difícil de saber, mas receitas parecidas já existem há bastante tempo.
Muitos confeiteiros nas redes sociais afirmam que foram os primeiros a criar o morango do amor ou a popularizar essa moda. Eliezer Lima (@elitourr), que diz ter ajudado a viralizar o doce, publicou um vídeo provando a sobremesa de sua confeitaria no dia 30 de abril, que teve mais de 1,2 milhão de views no TikTok.
Naquele período, o morango do amor ainda não era tão conhecido no país, mas desde julho está entre os temas mais comentados na internet no Brasil. Pesquisas no Google mostram que termos como “onde comprar”, “receita” e “o que é” estão em alta, mostrando que o doce virou uma grande tendência, assim como já aconteceu com outras guloseimas virais.
O sucesso é tão grande que, além de aparecer muito nas redes, muitos confeiteiros pelo Brasil estão produzindo o morango do amor, que se tornou um desejo popular. Mariana Araújo, dona da doceria Mary Cakes, em Curitiba, conta que as pessoas querem comprar esse doce mais do que outros produtos.
Ela começou a fazer o morango do amor há menos de duas semanas por pedidos de clientes e hoje ele representa 90% das vendas da sua loja. “Nem conseguimos colocar o produto nos sites de entrega porque acaba muito rápido”, lembra.
A demanda é tão alta que a confeitaria vai precisar contratar mais gente e aumentar a produção diária de 200 unidades para atender todos os pedidos. “Tem fila de espera de dois dias e, mesmo assim, as pessoas continuam querendo comprar”, detalha.
Quem não quer esperar pode tentar fazer o morango do amor em casa, mas isso nem sempre dá certo. Há muitas tentativas que acabam ruins, com o caramelo pegajoso ou duro demais, o que leva a apelidos engraçados como “morango do terror” ou “morango do ódio”.
Algumas pessoas até tiveram problemas, como perder dentes tentando morder o caramelo mal feito. Também há erros na cor do açúcar, no brigadeiro ou na apresentação, com bombons grudados uns nos outros ou embalagens que não ajudam.
O morango do amor também ganhou variações, como o “morango do nordeste” que usa brigadeiro de doce de leite, o “maracujango” ou “morangujá” feito com brigadeiro de maracujá, além de versões com sabores de pistache, abacaxi e outros.
Outras frutas como uva, banana e mexerica, ou até formatos diferentes, como em marmitas ou travessas, também foram adaptados para essa moda, desde que tenham a camada crocante vermelha característica.
O sucesso chegou até à confeitaria fina, como a do chef Diego Lozano, jurado do MasterChef Confeitaria, que criou a sobremesa “isso não é uma banana do amor” na sua loja Levena, em São Paulo.
Essa versão é uma releitura de outra sobremesa famosa, usando mousse de morango e uma cobertura vermelha brilhante que lembra o caramelo do morango do amor.
Diversos famosos, como Clara Moneke, Breno Ferreira, Samara Pink e Carlinhos Maia, gravaram vídeos provando o doce. Porém, nem todo mundo gostou da modinha, como a influenciadora Kéfera, que disse estar cansada do assunto.
Com fãs e críticos, só o tempo dirá se o morango do amor vai durar mais que outras tendências, como o frozen yogurt ou a paleta mexicana.