Dezenas de deputados e deputadas estão em Belém (PA) para participar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, que ocorre nos próximos dez dias.
Mais de 50 mil pessoas de mais de 160 países se reúnem na capital paraense, incluindo chefes de estado, diplomatas, legisladores, empresários, representantes de comunidades indígenas e tradicionais, além de membros de organizações ambientalistas.
No coração da Amazônia
A crise climática afeta fortemente as populações mais vulneráveis e é causada principalmente pelo uso de combustíveis fósseis e pelo desmatamento.
O papel do Parlamento
Nilto Tatto, coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, destacou em entrevista à Rádio Câmara que, embora as decisões sejam tomadas nas Nações Unidas, é fundamental que os acordos sejam adaptados à realidade de cada país para que sejam efetivos.
Assim, a participação do Parlamento é essencial. Tatto afirmou que é necessário ajustar a legislação brasileira para implementar os compromissos assumidos pelo Brasil, como a recuperação de áreas degradadas e a redução do desmatamento.
Debate ampliado
Acompanhe a participação dos deputados na COP30.
