O Ministério da Cultura e a Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional da Juventude, realizam dias 11, 12 e 13 de abril, no Complexo Cultural da Funarte, em Brasília, o Curto Circuito da Juventude. O evento, que reunirá 70 jovens de todas as regiões do país, tem como objetivo estabelecer um diálogo com a juventude brasileira, a partir de suas práticas culturais e artísticas e das suas prioridades, para a construção de um Programa Nacional de Cultura e Juventude.
O Curto Circuito da Juventude será aberto oficialmente, no dia 11, às 17hs, pelos ministros da Cultura, Marta Suplicy, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. No encontro, os jovens participarão de grupos de trabalho, quando serão abordadas questões como a formação cultural da juventude, o fomento à produção artística do jovem e o protagonismo e a participação da juventude nas políticas culturais.
Durante os três dias do evento, os participantes conhecerão ainda alguns projetos culturais que contam com a participação de jovens, como o Grupo Perólas Negras, formado por meninas que moram no Vidigal (RJ). Eles visitarão também, no sábado, dia 12, o Projeto Sarau Cultural em São Sebastião (DF), cidade situada no Entorno de Brasília.
O projeto é desenvolvido pelo Grupo Radicais Livres S/A – um coletivo artístico voltado para a produção cultural e democratização do direito de acesso às artes na periferia – formado por poetas, músicos, atores, artistas plásticos e produtores culturais da comunidade de São Sebastião. O Sarau Cultural é uma das referências culturais das Regiões Administrativas do DF, em seus 11 anos de trajetória cultural resgatando a autoestima dos moradores da periferia por meio da poesia e seus saraus.