23.5 C
Brasília
quinta-feira, 26/06/2025




Consumo nas casas brasileiras cresce 2,04% em maio em relação a abril, diz Abras

Brasília
céu limpo
23.5 ° C
23.9 °
23.5 °
53 %
5.7kmh
0 %
qui
25 °
sex
28 °
sáb
27 °
dom
29 °
seg
29 °

Em Brasília

O vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Marcio Milan, informou nesta quinta-feira, 26, que o consumo nas residências brasileiras subiu 2,04% em maio comparado a abril. De acordo com ele, o aumento da demanda foi impulsionado por medidas de incentivo à renda e pela queda da inflação no período.

Ele ressaltou a antecipação do 13º salário para os beneficiários do INSS, o reajuste dos servidores públicos federais e o pagamento da primeira parcela da restituição do Imposto de Renda como elementos que contribuíram para o crescimento do consumo.

Milan também destacou que a elevação real da renda e o aumento da empregabilidade têm sido constantes, o que ajuda a sustentar a alta da demanda nesse intervalo.

Quanto ao decreto que previa o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o executivo mencionou que a antecipação dos recebíveis amenizou as preocupações sobre os efeitos do tributo. Entretanto, o aumento do imposto foi revogado na quarta-feira, 25, pelo Congresso.




Veja Também